sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pe. Jose Alves Saraiva, 1964 a 1966 - Cooperador

Filho de Vicente Alves da Silva (com 101 anos, três meses e 22 dias) e Maria Saraiva Irmã. Nasceu em Ipueiras, aos 26 de agosto de 1934.

Foi batizado em Ipueiras, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em 22 de setembro do mesmo ano. Estudos: Primeiras letras em casa com os pais. Primário em escola particular, do professor José Catunola, ainda vive. Ingressou no Seminário São José de Sobral em sete de fevereiro de 1948. O reitor era Padre Sabino Guimarães Loiola. Foi transferido para o Seminário Provincial de Fortaleza em 1956. Aqui, cursou Filosofia e Teologia. Foi conferido o Diaconato em dezembro de 1962, das mãos de Dom João José da Mota e Albuquerque, na Catedral Diocesana. A ordenação presbiteral, ele recebeu aos nove de junho de 1963, na catedral das mãos do senhor Bispo Diocesano. Primeira missa solene no dia seguinte na matriz de Ipueiras, assistida pelo ex-vigário Monsenhor Felipe Fontenele.

A igreja lotada com fiéis, amigos, conhecidos e parentes do neo-sacerdote. Fatores que influenciaram sua vocação ao sacerdócio: o ambiente familiar que era de católicos praticantes. Freqüência na igreja, pois era coroinha. E estudou com o vigário, Monsenhor Fontenele que encaminhou Saraiva para o Seminário. Atividades pastorais e outras. Passou seis meses de experiência em várias Paróquias da capital. Um ano como Vigário Cooperador em Acaraú. Em seguida foi transferido para paróquia de Morrinhos, aos 22 de abril de 1965, onde permaneceu até hoje. Completará no próximo mês de abril, 38 anos de profissão apostólica toda dedicada a Cristo e sua Igreja. No setor material, Cônego Saraiva, reforçou a matriz, alargando o corpo da igreja, construiu secretarias pastorais para diversas atividades, construções e aquisições de salas para atendimentos de setores de evangelização. Construção de reformas de capelas, no interior da paróquia.

No setor social, ele sempre se preocupou com os pobres e marginalizados. Construiu açudes para atender aos pobres e necessitados. Promoções e campanhas de donativos em favor dos carentes. Implantou o sistema de rádio e difusão comunitária. Distribuição de folhetos de instrução religiosa, sobretudo em formas de versos populares; por exemplo:

"Sempre Virgem Mãe de Deus Quem como tem "Força Nova" Pois permanece com Deus
Que tudo pode e renova;
Rogue a Jesus que eu viva
Do jeito que Deus aprova."

Na parte pastoral propriamente dita, Cônego Saraiva implantou as pastorais da Liturgia, do Dízimo, da Comunicação, da Visitação e Acolhimento, da Intercessão e da Catequese.

Seu pensamento pessoal: ''Jesus, Sabedoria, Poder e Amor, Filho do Pai Eterno e da Sempre Virgem Maria". 

Fonte: Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará- Pe. Aureliano Silveira

Nenhum comentário: