segunda-feira, 28 de abril de 2008

Acaraú-Situação Geográfica

Situada nesta farta areia branca e macia, suas praças são amplas e suas ruas são bem largas, o clima é excelente.

A cidade tem por moldura natural, ao Norte, o bairro de Outra Banda; ao Sul, o bairro de Rodagem. a leste, o bairro Paulo VI; e ao oeste o Rio Acaraú, com seus "Mangues altaneiros" e seus canaubais farfalhantes.

É dominando as mongubeiras seculares e as mangueiras e acácias verdejantes, centenas de coqueiros, erguidos para o alto, pontilham a cidade, aqui e ali, "como estranho esquadrão de enormes sentinelas".

Fonte: Acaraú cidade centenária - Nicodemos Araújo

Acaraú - Origem do topônimo



Origem do topônimo

Acaraú é "palavra evidentemente tupi", como afirma o emérito indianólogo Tomás Pompeu Sobrinho. E esta cidade é conhecida por "Terra do Rio das Garças", porque o rio deste nome limita a sua área , pelo oeste.Aliás nas camboas próximas desta cidade ainda se encontra um bom número desta pernalta.

Durante alguns anos, a cidade de Acaraú, que teve a denominação de Porto dos Barcos do Acaraú, que posteriormente foi mudada para Barra do Acaraú. Acontece que a partir de 1745 a 1790, o então povoado foi chamado de Oficinas, em virtude haverem sido instaladas duas fábricas de carne de charque, uma na Rua Santo Antônio e a outra no porto fluvial de Outra Banda. A partir de 1790 passou a denominar-se Acaracú, isto até 1879, quando teve a denominação definitiva de Acaraú. Origem do topônimo: palavra indígena, composta de Acará (Garças) e Hu (Água), significado “Rio das Graças” (Paulinho Nogueira).

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Topônimo e Emancipação de Acaraú

Acaraú é um município que consta como sendo um dos mais antigos redutos dos tempos coloniais. Sua data de criação foi em 31 de julho de 1849, tendo mais de 150 anos de história; e sua instalação foi em 05 de dezembro de 1851, com a toponímia: "Rio das Garças" e variação toponímica de "Acaracú"; como Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, comemorada em 08 de Dezembro.

Seu nome se insere nos mapas seiscentistas com a denominação de "Barra do Acaraú" por servir de ancoradouro nas referências costeiras. Sua evolução política vem dos apagares do século XVII. Por volta de 21 de setembro de 1799, elevou-se o povoado a distrito, e assim permaneceu durante quase um século e meio por força da Lei nº. 150 em 22 de setembro de 1838. Quatro anos após, e por força da Lei nº. 253 de 19 de setembro de 1842, deu-se em definitivo sua restauração. Sua elevação à categoria de Vila, como distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo a Lei nº. 480, em 31 de julho de 1849, tendo sido instalada em 05 de fevereiro de 1851. Deu-se o título de cidade, já com a denominação atual, segundo a Lei nº. 2.029, de 05 de setembro de 1882.

Fonte: A História de Acaraú- Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Autor(a): Amanda Ferreira de Mendonça