sábado, 9 de outubro de 2010

Acaraú em fotos na Exposição "Ceará-Um litoral unico-Alex Uchoa


Exposição com registros das praias de 20 municípios cearenses, feitos pelo fotógrafo Alex Uchôa, está em cartaz no Espaço Cultural Correios.

Ao longo de 12 anos, o fotógrafo Alex Uchôa vem se dedicando a registrar as paisagens naturais. Desta vez, a atenção se volta para as praias do Estado, na exposição “Ceará – Um Litoral Único”, em cartaz no Espaço Cultural Correios, até 6 de novembro. Com 40 imagens, a mostra traz, além da natureza, a cultura e o estilo de vida de 20 municípios litorâneos do estado.

“Desde que comecei a fotografar venho acumulando esse material. Como foi se aproximando o dia da exposição, tive de ir atrás de registros de Itapipoca, Barroquinha, Amontada e Itarema, que ainda não havia feito”, conta o pernambucano, que mora no Ceará desde 1992.

Com a curadoria do carioca Flavio Veloso, a exposição apresenta fotografias de dimensões 40cmx60cm. Cada um dos 20 municípios é registrado em dois momentos diferentes: um durante crepúsculo, pôr do sol, nascer do sol ou contra-luz e outro em horários de luz convencional. “A ideia foi para mostrar o contraste entre as imagens, colocadas uma embaixo da outra. Além disso, são independentes, não necessariamente foram feitas no mesmo dia”, explica.

Entre as imagens de destaque, Alex aponta a do nascer do sol em Morro Branco, com as falésias em primeiro plano, o mar ao fundo e raios surgindo por trás das nuvens. “Tanto que é capa do convite e do catálogo. Para tentar fazer a foto, saía de Fortaleza no escuro e não sabia como iria estar o tempo lá. Cheguei a pegar chuva. Fui outras quatro vezes, até dar certo”.

Para preservar é preciso conhecer. Muitas das praias registradas por Alex são desconhecidas até mesmo pelos cearenses. Jericoacoara, Canoa Quebrada, Lagoinha e Morro Branco são os pontos que mais atraem turistas. Bitupitá (Barroquinha), Barra dos Remédios (Camocim), Águas Belas (Cascavel) Barrinha (Acaraú) e Enseada dos Patos (Itarema) são menos visitadas. Para o trabalho, a principal preocupação de Alex foi retratar a essência de cada lugar, no que tem de mais representativo e único. “Meu trabalho não é meramente documental, não estou em busca de postais. É uma busca por expressão artística, de eu poder mostrar ao espectador as mesmas sensações e emoções que senti. Por isso, não se resume a tirar uma foto e sair. Tenho de pesquisar, escolher a hora certa que melhor trabalhe determinada cena”, descreve.

Nas fotos, aparece o conjunto de dunas móveis e fixas de Jericoacoara até Camocim. Já entre Aracati e Icapuí, surgem as falésias de variadas cores e formas; em Aquiraz e Cascavel, rios que atravessam mangues e dunas até desembocar no mar; e em Trairi e Paracuru, espaço para as piscinas naturais.

Além desses, também fazem parte da exposição Fortaleza, Fortim, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Itapipoca, Amontada, Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha.

Fique por dentro
Sobre Alex Uchôa

O artista Alex Uchôa é procurador da Fazenda Nacional. Há mais de 10 anos vem se especializando em fotografias de natureza. O acervo ultrapassa 15 mil imagens ressaltando as belezas naturais de várias regiões do Brasil, tais como Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, Foz do Iguaçu, Chapada dos Veadeiros e Pantanal. Esta é a segunda exposição individual do fotógrafo. A primeira foi “No Ritmo das Águas”, em 2004, com curadoria do Instituto de Fotografia (IFoto). Atualmente, parte do seu acervo foi escolhida para integrar de forma permanente o Museu do Brasil em Portugal, no Centro Interpretativo de Belmonte. Suas fotos já foram publicadas em revistas e livros de publicação nacional e internacional e estão disponíveis para visualização no site: http://www.alexuchoa.com.br.

MAIS INFORMAÇÕES

Exposição fotográfica “Ceará um litoral único”, por Alex Uchôa
Visitação: até 6 de novembro.
De segunda a sexta, das 8h às 17 horas e sábado, das 8h às 12 horas
Local: Espaço Cultural Correios
Rua Senador Alencar, 38 – Centro

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com