domingo, 23 de março de 2014

Poetas de Acaraú têm livros publicados

Image-0-Artigo-1572045-1 
O lançamento aconteceu no auditório da Escola de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni, em a cerimônia que contou com apoio do poder público e, especialmente, dos moradores e estudantes de Acaraú  FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES


Acaraú. Terra do poeta Padre Antônio Tomaz, a Câmara Municipal de Acaraú lançou simultaneamente três livros de poetas acarauenses, homenageando o bispo Dom Edmilson da Cruz, que completa 90 anos em 2014.

O lançamento aconteceu no sábado, no auditório da Escola de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni, apresentando as obras "Poemas", de autoria de Dom Edmilson da Cruz e Padre José Prado Ponte, "O Correguinho De Minha Infância", de autoria da escritora Rita de Oliveira Andrade Araújo e, "Uma Sombra No Espelho" do professor Dimas Carvalho.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Acaraú e anfitrião do evento, José Nacélio Couto Cruz, disse ter sido honrado "em poder lançar livros de poetas das terra, principalmente quando são três, e contar com a presença de tantos jovens. Vemos a importância da poesia para o município e devemos valorizar isso", afirmou.

Aposentada e com 91 anos, a professora Rita de Oliveira explica que escreveu o livro Correguinho de Minha Infância para manter vivas as lembranças que conta para os filhos e netos. "Esse livro é para não perder os tempos em que meu pai era vivo e eu era criança, porque hoje nada é como naquela época, tão simples e puro".

Homenageado

Já o livro do homenageado da noite, Dom Edmilson, possui a cadeira na Academia Sobralense de Letras que tem como patrono Padre Antônio Tomaz, e conta que o livro não foi planejado, só tendo tomado conhecimento dele quando o padre Zé Prado apresentou o projeto. O professor Dimas Carvalho é o mais experiente entre os três no mercado editorial, sendo essa sua 13º obra, e já com planos de lançar o 14º livro.

Mesmo não morando mais na cidade, trabalhando em Sobral, Dimas conta que os laços com o município ainda são muito fortes. "Nunca me desliguei de Acaraú, por isso é tão importante para mim trazer esse lançamento para cá", ressaltou.

Foram anos de poemas reunidos naquele livro, com diversos sentimentos misturados. "Aqui são os sentimentos e a técnica misturados em um tipo de arte, escritos em diversos momentos de minha vida". Esse não é seu primeiro livro de poemas, mas uma das características do autor diversificar, tendo em seu portfólio romances, criticas literárias, livros infantis e contos.

Imaginação

Para a Secretária de Cultura, Turismo e Comunicação, Cristina Elaine Rocha Ferreira, por se estar na era tecnológica é surpreendente ver o grande número de pessoas presentes e incentivadas a comprar o livro físico. "Ao homenagearmos o escritor da terra, incentivamos cada leitor e escritor do município. Não vivemos só de tecnologia, mas também da imaginação de cada pessoa", disse.

O histórico da cidade de produzir poetas é para ela uma honra e responsabilidade. "Como disseram hoje, quase todos aqui são poetas, e por um lado nos sentimos na obrigação de ser um pouco poetas também.

Difícil é sermos tão bons quanto os grandes nomes que nosso município possui", brinca Cristina.
Hoje, desde o ensino infantil as crianças de Acaraú estudam com um livro contando a história do município, incentivando assim a valorização e costumes locais e regionais.

Jéssyca Rodrigues
Colaboradora