segunda-feira, 7 de abril de 2014

Baile resgata músicas antigas na cidade de Acaraú

 

Um baile para resgatar músicas antigas dos anos 60 a 90: esses estão entre os objetivos do Baile Acaraú pra Recordar.

O nome do baile é o mesmo de um blog que faz um resgate histórico de Acaraú. Entre as atrações, Magalhães e Banda e DJ Pituka. O baile é uma realização do Totó Buffet, que tem a frente o pesquisador da história acarauense e moderador do blog, Totó. "Essa é uma oportunidade de relembrar as músicas antigas e encontrar os amigos de outrora", destacou Totó.

O evento será realizado na noite de 19 de julho no Lions Clube de Acaraú, no Centro da cidade, mas os ingressos e mesas já estão sendo vendidos no Totó Buffet, situado à rua Amadeu Gomes, nº 56, no Centro de Acaraú. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (88)9625.8810.

 

Bloco Acaraú pra Recordar tenta resgatar carnaval de rua tradicional de Acaraú

 
Juvemar e Eliakin, Totó Rios e Leandro Silveira

O pesquisador Totó Rios, de Acaraú, concedeu entrevista ao jornal Central de Notícias, da Rádio Acaraú FM, nesta terça-feira (25), para divulgar o Bloco Acaraú pra Recordar, que tem o mesmo nome de seu blog que traz uma extensa pesquisa com textos e fotos sobre a história da cidade. Além disso, foram sorteadas alguns abadás aos ouvintes do jornal radiofônico. 

Conforme Totó, o bloco carnavalesco tem como objetivo resgatar o carnaval de rua em Acaraú. O mesmo  acontecerá no domingo de carnaval (02/03) e na terça-feira momina (04/03). A concentração dos brincantes será na Praça do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Padre Antônio Tomás. As camisas do bloco brincante já estão à venda no Totó Buffet e Eventos pelo valor de R$ 20,00. 

A bandinha que tocará as marchinhas de carnaval já está contratada. O Buffet fica situado à rua Amadeu Gomes, nº 56, no Centro, próximo à lotérica. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo fone (88) 9625.8810.

Casarão de Acaraú do século XIX tem estuturas modificadas para abrigar estabelecimento comercial

 

Um casarão erguido na segunda metade do século XIX, localizado em frente à Praça do Centenário, no Centro da cidade de Acaraú, passará por modificações na sua estrutura para abrigar um estabelecimento comercial. A parte interna do prédio será modificada e o sobrado começou a ser demolido na última semana. A edificação foi construída pelo italiano, de Nápoles, Vicente Giffoni, que aqui chegou pelo porto do Acaraú e trabalhou no comércio local, durante o restante da sua vida. A suntuosa mansão foi, posteriormente, residência do empresário José Batista Rocha.

Um dos que se colocam contrário às modificações no prédio é o pesquisador de Acaraú, Totó Rios, que defende a preservação da história e da memória da cidade. O mesmo, que faz um trabalho de resgate histórico-cultural da cidade por meio do blog Acaraú Pra Recordar, bem como por meio da promoção de eventos, defende o tombamento dos prédios de relevância à memória local, como o casarão. Para Totó, é preciso “preservar às gerações do presente e do futuro, a característica do apogeu econômico dos ancestrais acarauenses", defendeu. Mas parece que seu sonho se esvai em nome do progresso.

O tombamento de prédios históricos de Acaraú já foi tema de debates na Câmara Municipal de Acaraú, inclusive com a proposta de projeto de lei no ano passado. A iniciativa dos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, juntamente com o Professor de História, Estevão Silveira que fizeram um extenso trabalho de levantamento patrimonial e histórico, apontando as edificações que deveriam ser tombadas e as devidas justificativas. Na sessão ordinária, realizada no ano passado na Escola Profissionalizante, foi apresentado o levantamento dos bens e a proposta de tombamento. O casarão que está passando por intervenções figura entre os prédios que deveriam ser tombados.

Enfim, será que tudo vale em nome do progresso?


Acaraú está perdendo sua historia

 


Construído na segunda metade do século XIX, pelo italiano, de Nápoles, Vicente Giffoni, que aqui chegou pelo porto do Acaraú e trabalhou no comércio local, durante o restante da sua vida.

Para a sociedade acarauense, é a mais importante edificação histórica central da cidade. Tem um valor histórico incomensurável.

,Desse sobrado, avista-se toda a cidade do Acaraú. O velho solar é um riquíssimo patrimônio cultural da região, sobretudo pela historicidade e relíquia que representa.

A sociedade acarauense clama pelo tombamento do prédio. É uma forma de perpetuar a marca da arquitetura européia na região, bem como preservar às gerações do presente e do futuro, a característica do apogeu econômico dos ancestrais acarauenses."(Texto do Blog Acaraú Pra Recordar/Totó Rios)

No entanto tudo isso vai ficar só na lembrança dos acarauenses, e dos apaixonados pela arquitetura dos séculos passados. Há alguns dias, homens trabalham duro na demolição, ou melhor, na destruição da historia do Acaraú.

Homens trabalham na demolição

Segundo foi informado ao nosso blog O Acaraú, toda a parte interna do prédio será destruída, o sobrado, que como no texto acima do Blog Acaraú Pra Recordar, avistava-se toda a cidade de Acaraú, já não existirá mais, as belas pinturas nas paredes internas que encantam quem entrava no casarão estão indo abaixo, juntamente com o piso de madeira de séculos atrás, podendo ainda ficar de pé, pelo menos a fachada.

A informação é de que, o que restar do casarão, se tornará em um grande galpão que deverá receber uma famosa rede de loja.
A população que sonhava com o tombamento de vários de seus prédios históricos, está cada vez mais testemunhando suas belas casas e casarões virando pó.

O certo é que a historia e a cultura acarauense vai cada vez mais ficando só na historia, e só nos restar recordar com imagens, como as do Blog Acaraú Pra Recordar.

Fonte: O Acaraú