sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Almofala - Novenário abre festejos dos 300 anos da igreja

Apesar do aniversário ser em setembro, os eventos referentes à data vêm acontecendo durante o ano todo

Itarema No povoado de Almofala, na região Norte do Ceará, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição inicia, de 5 a 15 de agosto, o novenário da santa, padroeira do local. O evento faz parte da comemoração dos 300 anos do templo, tombado em 18 de abril de 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A igreja de N. Sra. da Conceição, construída em 1712, foi tombada pelo Iphan no dia de 18 de abril de 1980

Apesar do aniversário da Igreja ser apenas em setembro, as comemorações têm ocorrido durante todo o ano, sendo o novenário a principal atração, que reúne centenas de fiéis. Os festejos estão sob a organização da Prefeitura Municipal de Itarema e da Diocese de Itapipoca, tendo o padre Afonso como coordenador Geral.

Show de abertura

De acordo com o coordenador de eventos diocesanos, padre Ailton Ramos da Silva, no dia de abertura do evento, haverá show que terá como atrações os Cantores de Deus, grupo que foi formado pelo padre Zezinho para acompanhar seus shows.

No decorrer das comemorações da padroeira de Almofala, haverá também apresentações culturais com bandas gospel da região e algumas vindas de Itapipoca e Itapajé, além de barracas com produtos típicos da região, como comidas e vestimentas produzidas pelos moradores. Acontecerão, ainda, apresentações de danças indígenas com a tribo dos Tremembés.

O padre Ailton diz também que, apesar de ser pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Município de General Sampaio, estará presente durante as comemorações de Almofala.

"Já hoje (ontem) estarei indo para Almofala, onde acompanharei todas as atrações e atividades. Quem conhece a igrejinha sabe que, mesmo com sua pouca capacidade, já que lota com cerca de 100 pessoas, se encanta com o estilo português dela, ela tem um charme especial. Esse é um momento histórico pra região", afirma.

Na ocasião do encerramento, haverá outro show com o frei capuchinho Ricardo Régis, de Salvador. "Nós trouxemos o frei por ocasião do lançamento do seu novo CD", diz o religioso.

Histórico

Padre Ailton lembra também do roubo de duas imagens, que aconteceu no ano de 2006, quando a Polícia Federal chegou a fechar por um tempo o templo e houve até a presença da Interpol. As imagens de Nossa Senhora da Conceição, São José de Botas e de Nossa Senhora do Rosário, além do crucifixo, foram tirados do altar, mas foram encontrados algum tempo depois, enterrados. "Um agricultor local estava arando o campo quando as encontrou. Alguém provavelmente as deixou lá para voltar depois", pondera.

A conclusão da igreja se deu em 1712, quando substituiu uma antiga capela de taipa e palha do início do século XVII, de acordo com dados do Iphan. Sua arquitetura faz com que ela seja diferente das demais, de acordo com o Arquiteto do Iphan Francisco Veras.

"A igreja foi construída na beira da praia e tem uma forma diferente das demais igrejas do Ceará. Tem uma torre muito mais elaborada e fachada mais rebuscada. Essas peculiaridades fizeram com que ela se destacasse como monumento nacional", ressalta o arquiteto do Iphan, Francisco Veras.

Conforme os dados do Instituto, a Igrejinha de Nossa Senhora da Conceição teria começado um processo de soterramento em 1897, quando uma duna móvel passou a cobrir o povoado. No ano seguinte, os responsáveis pelo templo transferiram as imagens e obras para outro local, e a situação permaneceu assim por quase 50 anos, quando a duna começou a recuar. Após o tombamento, o Iphan restaurou e entregou a igrejinha para a população em fevereiro de 1984.

Blog

O artista plástico e diretor do Centro Cultural do Município de Itarema, Alexandre Mulato, mantêm um blog sobre o assunto e, segundo ele, o historiador Antônio Bezerra esteve no local em 1884, e teria afirmado na época: "No meio do espaço compreendido entre as duas ruas, do lado leste, fica a igrejinha, um mimo de arquitetura, que a Rainha de Portugal, D. Maria I, mandou edificar para os índios Tremembé. É diferente de todas que se encontram na Província, no gosto e na construção. Quem a visita não pode deixar de reconhecer em tudo o cunho das obras dos Jesuítas; sua perspectiva lembra os velhos templos de Portugal".

Blog do Alexandre Mulato: http://omulato.zip.net/

Mais informações

Prefeitura de Itarema
Rua 1º de Janeiro, 212
Zona Norte
Telefone: (88) 3667.1667

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste