quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Gonçalo Everton de Andrade

Gonçalo Everton de Andrade – mais conhecido por Verton. Adorava roupa branca. Teve uma longa caminhada na terra. Viveu 88 anos, com as bênçãos de Deus.

Homem muito caridoso. Com sua humildade e generosidade fazia com que sua casa sempre estivesse cheia de gente. Quer para estudar, morar, passear, visitar ou pedir uma pequena ajuda, a fim de comprar remédio, comida, roupa, calçado, etc. gostava de ajudar os mais necessitados.

Tinha como rotina rezar diariamente o terço em família, caminhar e apanhar uma rosa que oferecia a Nossa Senhora na gruta ou em sua casa e às vezes para sua esposa e companheira da longa caminhada, Raimunda, com quem teve 12 filhos, sendo que apenas 6 permanecem vivos.

No aspecto profissional destacam-se as seguintes atividades:
-Foi comerciante,
-Guarda Municipal,
-Funcionário da Companhia de Água e Esgoto do Ceará/CAGECE,
-Contador sem vinculo empregatício, de grandes estabelecimentos comerciais de Acarau, a exemplo da Farmácia São José (propriedade do Francisco Giffoni, pai do jovem Raimundo - Boga.
-Foi membro oficial do Júri Popular da cidade, junto com sua filha Adelaide.
-Em sua juventude foi convocado pelo então presidente da República, para tirar seringas da borracha no estado do Amazonas,

Homem de missa e comunhão diárias levava uma vida simples, humilde, sempre vestido de branco. Criou a Comunidade de Base do Bairro de Outra Banda onde semanalmente fazia celebração da palavra de Deus com sua família e vizinhos. Naquela época, alguns bairros não dispunham de energia elétrica por isso ele levava um farol a gás para iluminar os caminhos.

Deixou para sua esposa, 6 filhos, 9 netos e um bisneto, além de um legado incalculável de honestidade, humildade e caridade. Marcado por total desapego a bens materiais nosso saudoso Verton construiu grandes amizades e uma quantidade enorme de afilhados e amigos na cidade. Como todo ser humano, Deus o chamou para junto de Si, e no dia 22/05/2009, no dia de santa Rita de Cássia de quem era devoto fiel, encerrou sua caminhada terrena para entrar na vida eterna.. Seu corpo passou sua ultima noite na igreja nossa Senhora da Conceição de Acarau e foi enterrado na Juritianha a 10 km de Acarau. Que Deus acolha sua alma e abençoe sua família.