quinta-feira, 31 de julho de 2014

Totó Rios homenageia Acaraú nos seus 165 anos



Hoje, os corações de todos os munícipes estão em festa, pois comemoramos o aniversário de 165 anos de nosso município. A origem de o seu nome dar-se pela língua indígena que tem significado de rio das garças, que as mesmas ao entardecer enchem-nos os olhos com sua elegância na beira-mar do rio que banha esta cidade, o qual começa em Monsenhor Tabosa e tem por afluentes os rios Jaibaras, Groaíras e riacho dos macacos.

Localizada a 255 km da capital cearense, Fortaleza, o município foi à cidade-mãe que deu origem à Cruz, Jijoca de Jericocoara, Itarema, Bela Cruz.

Onde habita mais de 57.000 mil habitantes e que tem a curiosidade de Arpoeiras ser a maior praia seca do Brasil. Congratulo a todos os devotos de Nossa Senhora da Conceição que fazem com que o município desenvolva-se cada dia muito mais, com a participação da rica economia, boa gastronomia, turismo, terra dos poetas como se pode destacar Padre Antônio Tomaz que é considerado “o príncipe dos poetas cearenses”, o município é o maior exportador de camarão da América latina.

Destaca-se a beleza do nosso Acaraú, cantada no hino: “Acaraú terra bendita, campo de afã, berço gentil, Acaraú em ti palpita o coração do meu Brasil!”, o qual foi feito pelo grande poeta Nicodemos Araújo.