segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CRUZ: Estrangeiros planejam investir no Preá, diz Prefeitura

Após polêmica envolvendo pavimentação da estrada que liga a praia à CE-085, O POVO apurou que restaurante e hotel estão previstos para o local

A comunidade do Preá fica a 2 km do Parque Nacional de Jericoacoara, funcionando como uma zona de amortização ALEX UCHÔA/IMAGEM BRASIL

Um grupo formado por empresários italianos encaminhou para a Prefeitura Municipal de Cruz, município onde está localizado a Praia do Preá, dois projetos para a construção de um hotel de grande porte e um restaurante na localidade. Outros dois grupos, de americanos e portugueses, já entraram em contado com a Prefeitura a fim de investirem na Praia do Preá. As informações são do secretário do Turismo do Município, Agnaldo Menezes.

“Está em fase final de aprovação na prefeitura de Cruz o projeto para a construção de um restaurante para a localidade. Outro projeto visa à construção de hotel na praia”, destacou Agnaldo. Tamanho do investimento e nome da empresa ainda são mantidos em sigilo pela Prefeitura. “Grupos de três países já manifestaram desejo em investir no Preá. Vamos analisar cada projeto “, disse.

O POVO publicou na edição da ultima quinta-feira, 24, que a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) encaminhou o projeto da estrada, que terá 12,7 km, orçado em R$ 4,7 milhões, para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a fim de ser licitado. O secretário Bismarck Maia defendeu a obra alegando que ela traria benefícios e investimentos para a região.

O secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, em postagem do mês de junho no seu perfil no Facebook, chamou a obra de “idiota e politiqueira”. Na matéria, O POVO informou que Arialdo Pinho havia apagado o post. Esta informação estava errada. Ontem, Arialdo voltou a comentar o tema, afirmando que o post fora mantido.

Para Agnaldo, o anúncio feito pela Setur vai atrair investimentos para a região e, ao mesmo tempo, elevar as políticas ambientais. “Boa parte das localidades litorâneas tem acesso através de boas estradas. É justo que a comunidade do Preá também tenha. O número de visitantes na região vai aumentar consideravelmente e nós esperamos por isso”, destacou.

Sobre as políticas de preservação ambiental o secretário disse que a prefeitura de Cruz já tem diversos estudos sobre o impacto ambiental e garante que o Parque Nacional de Jericoacoara não será afetado com a pavimentação da estrada.

Comércio local

A presença de futuras instalações de grande porte na região não assusta a proprietária da Pousada Miramar, Roselene Carvalho. “Uma das nossas qualidades é a forma como atendemos nosso público. Vamos manter isso e usar como o nosso diferencial”, comenta. Porém, a empresária destaca que já planeja fazer reformar na pousada, visando melhorar o atendimento e aumentar os preços no futuro. Ela elogia a pavimentação da estrada. “As pessoas fazem elogios à paisagem, mas reclamam do acesso”.

Fonte: O Povo