quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Diocese de Sobral realiza abertura do Ano Vocacional

A Diocese de Sobral realizou no dia 5 de outubro, na Praça São Francisco, a abertura do Ano Vocacional. O evento marca o terceiro ano do quinquênio de preparação para os 100 anos de criação da Diocese da cidade.

O evento contou com missa e atrações culturais e está dentro da programação da Paróquia, que marca o terceiro ano do quinquênio de preparação para os 100 anos de criação da Igreja na cidade. A programação do Ano Vocacional teve início por volta das 17h30 e prosseguiu com missa e várias atrações culturais, entre elas musicais, até às 23horas. A abertura do Ano Vocacional reuniu um público estimado em quatro mil pessoas.

Dom Odelir, Bispo Diocesano em sua homilia, ressaltou que o Ano Vocacional diocesano, seguirá até 30 de agosto/2014, com o tema: O Senhor nos escolheu e nos enviou em missão e o lema: “Eu vos escolhi e vos designei” (Jo, 15,14).

“O Ano Vocacional Diocesano tem como grande objetivo ajudar a Igreja a perceber-se como ‘assembleia dos vocacionados’. Levará também a uma animação vocacional que inclua todas as vocações, de que a comunidade tem necessidade para cumprir a sua missão. É tempo especial em nossa Igreja diocesana para refletirmos e trabalharmos pelas vocações e também para a formação de Equipes Vocacionais nas paróquias. Queremos também consolidar uma cultura vocacional permanente na diocese de Sobral por meio da valorização dos diferentes dons e carismas de nossas comunidades, salientou Dom Odelir, bispo de Sobral.

Acrescentou: “Com o desejo que esse tempo seja uma expressão forte do chamado de Deus em nossa diocese, juntamente com a Equipe da Pastoral Vocacional diocesana, venho solicitar o apoio de todos os presbíteros, das congregações, grupos de casais, comunidades novas e movimentos. Para que esse ano seja um tempo de graça em nossa diocese, é necessário que cada presbítero possa assumir o compromisso de estimular os grupos de jovens, catequistas, casais e leigos/as engajados para viver com empenho e entusiasmo esse tempo vocacional em nossa diocese.

“Podemos participar do Ano Vocacional de várias formas. Uma delas é usando o material que será entregue às paróquias, material este que contém cunho vocacional, catequético, celebrativo, lúdico e litúrgico. Sugiro também que rezemos em uma das missas de final de semana e nas quintas-feiras a Oração do Ano Vocacional. Não nos esqueçamos de usar a nossa criatividade e propor outras atividades e momentos vocacionais em nossas Paróquias e comunidades”, pontuou Dom Odelir.

De acordo com o coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Sobral, padre Fábio Soares Duarte, a proposta do Ano Vocacional é promover, em toda a diocese, um despertar vocacional na Igreja. “A realização do Ano Vocacional insere-se num momento muito significativo para nossa diocese, pois queremos celebrar o centenário como uma diocese vocacionada ao serviço do Reino, para que todos os cristãos, a partir do seu compromisso na Igreja, possam assumir na comunidade e nas diferentes realidades da sociedade sua própria missão e vocação», explicou o sacerdote.

Fonte: Correio da Semana

Ciências sem Fronteiras contempla diversos campi, a exemplo de Acaraú

Noventa e cinco alunos fazem intercâmbio pelo CsF

Ciências sem Fronteiras contempla diversos campi, a exemplo de Acaraú

Alunos brasileiros na fachada da Marshall UniversityImagem: Aluna Luana Freitas (com colegas brasileiros) ganhou chance de estudar na Marshall University (foto: divulgação)

Dois alunos do campus de Acaraú do IFCE estão participando de um intercâmbio nos Estados Unidos. Eles irão cumprir um programa de 18 meses que inclui aulas intensivas de inglês e dois semestres acadêmicos em suas respectivas área de estudos. A ação faz parte do Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Ao todo, 95 alunos do IFCE já tiveram a oportunidade de realizar seus estudos no exterior por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Estudantes de várias já foram contempladas, entre as quais engenharias e demais áreas tecnológicas; computação e tecnologia da informação; ciências exatas e da terra; energias renováveis etc.

A aluna Luana Freitas, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú, foi estudar na Marshall University, situada na cidade de Huntington (Virgínia Ocidental). Já o acadêmico Felipe Sousa, do curso de Licenciatura em Física, por sua vez, está na Western Illinois Universit, em Macomb (Illinois). Em breve, o discente Angelo Bismark, de Ciências Biológicas, embarcará para intercâmbio no Canadá.

Os alunos bolsistas que participam do intercâmbio tem todas as despesas financiadas com recursos da Capes, do CNPq e de empresas parceiras. A seleção dá-se após inscrição em editais específicos, no qual concorrem discentes de escolas em todo o território nacional.

Além de aprofundarem suas experiências acadêmicas e profissionais, os bolsistas enriquecerão seu cabedal cultural. “Nossos alunos vão conhecer uma outra cultura, vão ter a oportunidade de conviver com pessoas de vários outros países, além de perceber a ciência e a tecnologia de outros pontos de vista. Sem dúvida, é uma experiência fantástica para o currículo e para a vida acadêmica de cada um”, destacou a coordenadora de Pesquisa do campus de Acaraú, professora Rafaela Maia.

Edson Costa e Ícaro Joathan - Acaraú/reitoria

Fonte: IFCE

Limpeza do Rio Acaraú em ritmo acelerado

Foi realizada ainda melhoria na iluminação da Ponte Dr. José Euclides para dar mais segurança à população

Sobral. Seguindo em ritmo acelerado, a limpeza do Rio Acaraú chegou a 65% dos trabalhos concluídos com 45 dias de serviço. A limpeza iniciou dia 2 de setembro e já foram retiradas 18 mil toneladas de lixo em 30 dias.

O trabalho está sendo realizado entre as duas pontes e foram investidos R$200 mil para limpeza de 1.500 metros de rio. São 23 máquinas entre tratores, retroescavadeiras, caçambas, pás carregadoras e motoniveladoras FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Além da limpeza, a Prefeitura de Sobral realizou melhoria na iluminação da Ponte Dr. José Euclides com o objetivo de garantir segurança e valorizar ainda mais o espelho d´água e as urbanizações as Margens do Acaraú.

O trecho compreendido do encontro dos rios Jaibaras e Acaraú até a ponte José Euclides já foi limpo. O trabalho está sendo realizado entre as duas pontes. São R$200 mil investidos para a limpeza de 1.500 metros de rio está sendo feita com 23 máquinas entre tratores, retroescavadeiras, caçambas, pás carregadoras e motoniveladoras.

Os equipamentos irão remover resíduos sólidos do leito do Rio. Após a limpeza o trabalho de manutenção continuará para manter o espelho d´água limpo. Em paralelo, a Prefeitura segue com um trabalho de fiscalização das casas ligadas à rede de esgoto, no centro da cidade.

A ação está sendo coordenada pela Prefeitura com a participação das secretarias de Obras; de Conservação e Serviços Públicos; de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente; do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), da Cogerh, da Semace e do Departamento Estadual de Rodovias (DER).

De acordo com o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, a limpeza está sendo realizada com conversas diretas com a comunidade do bairro Dom Expedito. Em reunião a comunidade reconheceu os grandes benefícios que o desenvolvimento trouxe ao bairro, o mais antigo do município.

Entre as melhorias citadas pelos participantes do encontro estão a redução dos índices de violência, maior oferta de emprego, melhorias na urbanização e agora a limpeza do Acaraú, que a prefeitura vem realizando. O rio se tornou, na opinião dos moradores, uma das principais identidades do local.

A maior causa da poluição é o esgoto ligado clandestinamente na drenagem urbana. Segundo o secretário de Obras de Sobral, Ilo Santiago, foram ligados a rede de drenagem antes da criação da rede pública de esgoto.

As plantas que nascem no rio devido a essa poluição causam principalmente a diminuição da oxigenação da água.

A limpeza foi fiscalizada no último dia 2 pelo gestor municipal, com o secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Arialdo Pinho, o chefe de Gabinete, Luciano Arruda, o Secretário adjunto da Secretaria Estadual da Infraestrutura, Otacílio Borges Filho, e o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias, Sérgio Azevedo.
Mais informações

Prefeitura Municipal de Sobral
R. Viriato de Medeiros, 1250
Centro
Zona Norte
Telefone: (88) 3677.1100

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste

Vem ai à 5ª edição do Grand Shrimp Festival

A quinta edição do Festival do Camarão da Costa Negra, que é realizada em Acaraú desde 2009, já tem data marcada. A edição de 2013 vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de Novembro na sede da Fazenda Cacimbas em Acaraú.

Fonte: Blog O Acaraú