sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Agricultura

A agricultura, nesta cidade se resume nos milhares de coqueiros, carnaubeiras, cajueiros e roça de mandioca que formam um enorme cinturão verde em torno da urbe, acusando um excelente produção de frutos.





Casa de Farinha

Carnaubeira

Pesca

O porto de Outra Banda, desde nossos primeiros tempos, vem sendo usado para desembarque do pescado dos barcos que , nas marés cheias, sobem até ali pelo Rio Acaraú.

É assim que forma construídos, naquele porto, quatro trapiches, destinados às embarcações que ali ancoram diariamente.

Com a pesca da lagosta, que representa uma elemento de marcante relevo na vida deste município, aumentou o número de barcos pesqueiros.
Porto de Acaraú


Lagosta

Siri

Camurupim

Rede de Pesca

Pesca de Canoa

Pescador

Contruçao de Barcos

Fabricação de Gelo

Fonte: Acaraú cidade centenária

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Esporte


Penarol Futebol Clube
O chamado esporte das multidões despertou entusiamo na juventude acarauense, e então forma formados dos times denominados de Tupy e Kinamuiu, integrados pelos jovens Manuel Tavares, Benú Sousa, Inácio Sucupira, João Damasceno Giffoni, Silvério Gomes, José Mário Giffoni, Maturino Ribeiro, Raul Giffoni, José Tavares e outros.

Em 1937, Irineu e Valdemar Eleutério agitara, nesta cidade o esporte.Então tivemos Acarau e Riomar dirigidos pelos despostistas Dr.Carlos Garcia, Dr. João Ramos, Dr. Nelson Sales, Vicente Araújo, Manoel Horácio (Beel), Manoel Rocha.

Tivemos então em campos bons elementos no setor, como: Francisco Cardia, Mané Lopes, Vicente Dedé, Assis e Francisco Barateiro, José Florinda, Eduardo Bodega, Chico Mendes, Sr.Gertrudes. Em 1939 o esporte tomou novo impulso, com os Dr.Odeon Silva e Dr. Ciriaco Damasceno, Geraldo Silveira, Manoel Horácio, Pomposo Gomes.

Em 1967 tivemos o Santos Dumeont com Antônio Raimundo de Araújo Neto, José Milton Gomes e Geraldo Perreira. E o no mesmo ano veio o Penarol com João Capistrano, Otávio Felipe, José Maria Fonteles, Valdemar Oliveira, João Martins e Raimundinho Martins.

De 1954 a 19546 fora construido o Estádio Pe Sabino de Lima.Em 1974 foi construida uma Quadra Esportiva, localizada na R. José Júlio Lousada.Hoje temos pra prática de esportes o Ginásio Coberto e o Estádio Municipal.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Lions Club de Acaraú

O Lions Club chegou foi fundado a 15 de março de 1979, com 24 sócios, sendo que a posse da 1ª Diretoria aconteceu a 6 de maio de 1979, sob a Presidência do Dr. Divaldo Aderaldo de Oliveira.Funcionou na sua sede um Escolinha para alunos carentes. Existiu por algum tempo o Léo Club, que teve como 1º Presidente Lucivan Rios-Totó.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Violeiros

Os violeiros cantadores, a quem sinceramente admiramos , e que fazem de suas cantorias uma das mais apreciadas diversões populares, vez por outra se apresentam nesta cidade com seus romances, em sextilhas, desafios em martelo agalopado, versos em quadrão.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Lapinha

A Lapinha da D.Anica-Ana Lousada Gonçalves-teve início, em sua residência, a 24 de dezembro de 1930, com a benção das figuras. E essa Lapinha veio sendo apresentada todos os anos, pelo Natal, e constituia uma preferida atração, para a cidade. Como falecimento de D.Anica, em 1942, sua filha Nanã Lousada continuou exibindo o tradicional presépio, até 1976.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

São João

As Festas de São João, começaram aqui com o Sr.Emiliano Capistrano, em 1920. De 1930 a 1936 tivemos animadas festas juninas, no Recreio, com casamentos matutos e outras atrações caipiras.Atualmente é realizado todos os anos o Festival Junino.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Pastoril

Em 1910 teve início o Pastoril do Antônio Ferreira Albuquerque. E de 1940 a 1955, D.Adélia Lousada, apresentou anulamente um Pastoril em que tomavam parte senhorinhas da sociedade local, em que era feito com arte , pelo que era muito apreciado.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Reisado

O reisado, outra dança tradicional que é apresentado no mês de janeiro. Lembramos aqui o nosso saudoso amigo Manoel Horácio (Beel), que todos os anos, à noite do Dia do São Sebastião, fazia realizar, em sua residência, um concorrido Reisado, o qual ficou tradicional.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Torém

Pouco temos a registrar sobre o folclore, nesta cidade. O Torém, que é a mais antiga manifestação, algumas vezes aqui tem sido apresentado por índio vindo de Almofala.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Açudes

Açude do Bal

Açude Piranhas

Aí pelo idos de 1965 o então coletor Valdemar Oliveira, de acordo com seu propietário Dr.Nestor de Paula Pessoa, adaptou convenientemente, o Açude Piranhas para um ponto de banhos. Então a sociedade acarauense teve ali seu melhor pólo de lazer. No mesmo ano, graças aos esforços do Sr.Manoel Lousada, tivemos o Balneário Rio das Garças, o qual foi dirigido, vários anos, pelo Sr.Jocelin Lousada.

Depois esteve sob a direção Paulo Afonso Araújo e do Gilto Araújo Cajati, existiu ali um ótimo ponto de reuniões, com um bon restaurante, muito frequentado por gente desta cidade e de municipios vizinhos. À margem direita do aludido açude em 14 de novembro de 1972 foi construído uma balneário servido de piscina, bar, dancing, cachoeira, registrando notável frequência, porém anos depois, foi desativado.

Fonte: Acaraú cidade centenária-Nicodemos Araújo

Rádios


Rádio Rio das Graças, criada pelo Pe.Aristides Andrade Sales, inaugurada em data de 7 de julho de 1981, transferida para a cidade de Itarema.

Televisão

Foi inaugurado um Televisor na Praça Pe.Antônio Tomás, em 24 de dezembro de 1968 e depois em outras nas praças da cidade.