segunda-feira, 9 de abril de 2012

Memórias de Rita Mendes Fonteles



Memórias de Rita Mendes Fonteles é um registro autobiográfico de uma mulher aparentemente comum, como muitas desse país. Dona Rita, hoje com 87 anos, e mãe de uma familia extensa de onze filhos, uma dona de casa que viveu em função de sua familia, que teve que deixar a escola bem cedo - antes de completar a antiga 4ª serie primária -, que ficou órfã de pai aos cinco anos de idade e que, por ser a mais velha, teve que auxiliar na criação de seus outros cinco irmãos, que perdeu a mãe em plena juventude - aos vinte e quatro anos de idade -, que perdeu filho em acidente trágico e irmãos ainda jovens.

Situações semelhantes foram certamente experimentadas por outras pessoas. Contudo, o que fez e faz a diferença na trajetória desta senhora nascida em uma pequena cidade do interior do Ceará, foi e é aquilo em que ela transformou sua vida cotidiana, ou por outra, aquilo em que ela mesma se transformou ao decidir registrar suas vivências em forma de crônicas, poesias e outros gêneros Iiterários: uma artista de si mesma e de sua própria existência.

Dessa forma, a autora e protagonista dessas Memórias, certamente sem o saber, nos permite vislumbrar um sentido mais claro para uma instigante idéia de Nietzsche, quando o filósofo nos sugere que a vida e a verdadeira obra de arte.

Babi Fonteles