sábado, 19 de fevereiro de 2011

Monsenhor José Edson Magalhães-1965 à 29 de Março de 2010 - Padre de Acaraú

 Filho de Joaquim Rodrigues de Oliveira Magalhães e Eulina Alice Magalhães, nasceu em Acaraú - CE, em 12 de outubro de 1931. Foi batizado em 24 de dezembro de 1931, pelo Reverendíssimo Monsenhor Aloísio Pinto.

Estudos: primário, as primeiras letras com sua mãe. Depois teve com a Professora Maria de Cássia Silveira e também recebeu ensinamentos do Padre José Inácio Parente. E continuou o primário no Seminário Menor de Sobra!. O curso secundário foi efetuado no mesmo Seminário. Curso superior de Filosofia e Teologia 110 Seminário Provincial da Prainha. O curso superior começou CIII 1952 até 1957.

Quanto à sua Vocação Sacerdotal, recebeu influências do canto litúrgico, na igreja e das palavras de estímulo da Professora Maria de Cássia Silveira e dos padres José Inácio Parente e do Vigário Padre Sabino de Lima Feijão.

Recebeu o Presbiterato em 19 de janeiro de 1958, na Igreja Matriz de Acaraú, das mãos de Dom José Bezerra Coutinho, Bispo Auxiliar de Sobral na época. Veio em substituição de Dom José Tupinambá da Frota o que demonstrava desejo de lhe ordenar em Acaraú, mas ficou impedido por motivo de saúde. Sua primeira Missa Solene se dera na Capela de São Sebastião, no dia seguinte. Essa Capela fora construída por Raimundo Coelho de Albuquerque, bisavó do Neo-Sacerdote.

Atividades Pastorais e outras: 
-Foi nomeado primeiro Pároco da Paróquia de São Francisco da Cruz em 1958 até 05 de setembro de 1965. Neste mesmo ano, tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Acaraú em substituição ao Monsenhor Sabino que havia falecido no Rio de Janeiro. Na Paróquia deu prioridade à criação de grupos pastorais e comunidades eclesiais de base. Construiu centros comunitários nos bairros e Centro de Educação de Líderes (Centro de Treinamento). E Coordenou a construção de capelas.
-Foi coordenador de pastoral na região episcopal, no Vale do Acaraú. Vigário Episcopal da mesma região por três vezes.
-Coordenador da Pastoral da Diocese de Sobral, representante do Clero da Diocese, Vice-Presidente e Presidente da Comissão do Clero do Regional Nordeste I e membro dos conselhos Presbisteral, Pastoral e Colégio dos Consultores Diocesanos. Foi Secretário Geral do 1° Encontro Nacional do Clero em Itaici - SP.

Quanto às atividades intelectuais, ele fez a revalidação da Filosofia na Faculdade de Filosofia em Teresina - PI, fez Letras na Faculdade de Filosofia de Sobra!. Um curso de Antropologia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Ceará. E alguns cursos de extensão universitária. Lecionou no Colégio Virgem Poderosa, ensino médio, vários anos. Tem escrito crônicas e pensamentos que permanecem inéditos, e homilias de circunstâncias.

Seu pensamento pessoal: "O seguidor verdadeiro de Jesus Cristo, não manipula consciências, propõe e testemunha a fé, a esperança, a justiça, a partilha, a solidariedade e o amor".

Fonte: Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará- Pe. Aureliano Silveira

Nenhum comentário: