terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Origem das Primeiras Famílias Acarauenses

O tronco genealógico do município de Acaraú foi povoado por diversos cidadãos de nacionalidade espanhola, italiana e portuguesa que desembarcaram no Porto das Cacimbas, a 5 quilômetros desta cidade. Ali muitos se instalaram, enquanto outros procuraram a orla marítima, para fixação de suas residências e o exercício de suas profissões. E chamamos tronco, porque, tal como diz Saul de Navarro, "A Genealogia, tendo por símbolo uma árvore, é a raiz de uma nacionalidade, que surge da família, como a flor e o fruto de geração, e cuja fronte(testa) representa a pátria em sua síntese".

Diversas das famílias que constituem a raiz genealógica do município de Acaraú procedem de cidadãos estrangeiros, conforme a relação seguinte:

- Família Domingues Regadas - É originária de Vila Nova de Gaia, em Portugal, através de José Domingues Regadas, que aqui trabalhou no comércio.

- Família Ferreira - Deriva de São Julião de Lage, Arcebispado de Praga, em Portugal, por intermédio de Antônio José Ferreira.

- Família Ferreira Gomes – É também de origem lusitana, através dos capitães Bernardino Ferreira Gomes, e descende de Leiria, onde foi edificada a célebre Basílica de Nossa Senhora de Fátima.

- Família Gomes - Oriunda (originária) de Portegado, na Espanha, através de Modesto Francisco Gonçalves, que foi alto comerciante e chefe político nesta cidade.

- Família Giffoni - Provém de Nápoles, na Itália, por intermédio de Vicente Gifoni, que também constituiu um dos esteios (escora) do comércio local.

- Família Júnior - Descendente da nação portuguesa, através do capitão Antônio José Ferreira Júnior, pai do extinto prócer político João Ferreira Júnior.

- Família Louzada - Igualmente se origina de Portugal e provém de Francisco Antônio Louzada, um dos pioneiros da indústria salineira em Acaraú.

- Família Moura - Também é descendente da pátria de Camões, através de Bento José de Moura, natural da Vila de Chaves, e que militou no alto comércio local.

- Família Martins - Também veio de Portugal, por intermédio do colono Manoel Martins dos Santos, que foi abastado (rico) proprietário em Mundaú.

- Família Rodrigues - Nos veio da Espanha, através do capitão Manoel Rodrigues, natural de Galiza.

- Família Silveira - Deriva de Portugal, por intermédio de "Joana Correia da Silveira, viúva portuguesa que, em 1750, desembarcou no Porto de Cacimbas", casando-se posteriormente com Francisco.

- Familia Teixeira Pinto, que viera de Uruburetama e era filho do colono português Manoel Coelho de Albuquerque.

- Família Silva Ribeiro - Provém igualmente da pátria de Cabral, através do capitão Manoel da Silva Ribeiro.

Fonte: A história de Acaraú-Liceu de Acaraú

Nenhum comentário: