terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

José Osmar Fonteles-Jijoca

 
José Osmar Fonteles é cientista social, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (SP) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Suas atividades dividem-se entre docência, extensão universitária e administração escolar, assessoria técnica a entidades do movimento social, gestão pública e pesquisas socioeconômicas na área de turismo.
 
Sua trajetória acadêmica começou e se consolidou na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em meados da década de 1980, onde hoje é professor adjunto. Foi pró-reitor de extensão e diretor do Centro de Ciências Humanas e Ciências da Educação da mesma instituição. Coordenou o Núcleo de Educação Popular – NEP e os programas Educação Ambiental no Ensino Formal – UVA/SEMACE, Agentes Alfabetizadores do Estado do Ceará e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA/Sobral.
Na área da gestão pública, coordenou o turismo no município de Sobral - CE, onde é membro do Conselho Municipal do Turismo.
 
Sua produção científica tem se pautado pela temática do turismo, sendo co-autor do livro Turismo e Meio Ambiente e de vários artigos publicados em revistas científicas. Atualmente, é chefe do Parque Nacional de Jericoacoara.

Nenhum comentário: