sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ir. Mônica

Nascida na Cidade de Russas – CE, aos 17 de Maio de 1929 foram seus pais: Felipe José Santiago Lima e Maria Nogueira Lima, que lhes deram uma sólida formação cristã. Sua vocação Religiosa desabrochou no convívio com os Cordimarianas no Colégio de Russas. Aos 21 anos ingressou na Vida Religiosa e em 08 de Dezembro de 1952 pronunciou seus primeiros votos. Integrou a primeira Comunidade do Colégio Virgem Poderosa, chegando a Acaraú em 1º de Janeiro de 1953.


Jovem, ardorosa, cheia de vigor, lançou-se ao trabalho de corpo e alma. Ir. Mônica era conhecida pela sua grande dedicação aos necessitados. Fez seus estudos, Ginasial e Pedagógico no Colégio Virgem Poderosa. Foi professora primária e Jardineira (Ed. Infantil), Diretora da Escola Noturna e Representante da LBA – Legião Brasileira de Assistência. Na Paróquia, foi a Catequista exemplar, a primeira Ministra da Eucaristia e inúmeras vezes realizou batizados de crianças doentes, quando o Vigário não podia atender.

No Colégio era a Mãe dos Pobres; quantas bolsas de estudo foram por ela ofertadas... Exerceu por muitos anos a exigente tarefa de Ecônoma e tesoureira.

Quem não se lembra de Ir. Mônica pelas ruas do Acaraú, nas Agências Bancárias e no Comércio, a suprir ás necessidades de sua Comunidade e das Creches e com que carinho dedicava boa parte de seus dias.

Aos primeiros sinais de sua terrível doença quis reagir, mas infelizmente o mal atingiu – a em cheio e foi necessário transferir-se para Casa Matriz das Filhas do Coração Imaculado de Maria em Caucaia - CE, onde terminou seus dias cercada de carinho, dedicação e muita assistência médica.

Ir. Mônica a grande devota de Nossa Senhora, que veio ao mundo no belo mês de Maio, também foi agraciada por Deus voltando para Casa do Pai no dia 23 de Maio de 2006 ao completar 77 anos.

Nenhum comentário: