sábado, 19 de fevereiro de 2011

Breve Histórico da Paróquia-1

 05 de setembro de 1832 – 05 de setembro de 2007
175 anos de Paróquia

Livro de Tombo

Um decreto da Regência Imperial criou a Freguesia da povoação da Barra do Acaracú. Vamos conhecer o decreto.

LIVRO DE TOMBO – PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
LIVRO 01. FOLHA 01.
   
“DECRETO – A regência, em nome do Imperador, o Senhor Dom Pedro II, tem sancionado e manda que se acente a Resolução seguinte, da Assembléia Geral, sobre proposta do Concelho Geral da Província do Ceará.
ARTIGO I – A Freguesia de Almofala fica removida para a povoação da Barra do Acaracu, competindo - lhe por distrito, dez léguas pelo litoral a leste e quinze pelo oeste e dez para o centro, que fica desmembrada das Freguesias a que pertencia e o seu nome será o de Freguesia da Barra do Acaracu;
ARTIGO II – O seu Parocho merecerá o que mereceu por Ley e costumes os demais Parochos da Província. Pedro de Araújo Lima, do Concelho de Sua Majestade Imperial, ministro e secretário D´Estado dos Negócios da Justiça o tenha afim entendido, e faça apresentar com os despachos necessários. Palácio do Rio de Janeiro, em 5 de setembro de 1832 – undécimo da Independência e do Império – Francisco de Lima e Silva – José da Costa Carvalho – João Braulho Muniz – Pedro de Araújo Lima. Está conforme – o Vigário Antônio Xavier Maria de Castro.”

Antonio Xavier Maria de Castro, Vigário Xavier, lutou pela afirmação dessa Paróquia. Foi o primeiro Pároco da Freguesia.

Historiadores afirmam terem estado aqui os padres Francisco Rodrigues Barbosa e Bernardo Clemente de C. e Oliveira nos anos de 1833 e 1834, respectivamente.

Antônio Xavier teve atuação como vigário até o ano de 1897, quando ainda assina livros de documentos da Paróquia. Em 1897, assume o vigário Antônio Thomaz, o poeta genial, que fica aqui até janeiro de 1911. Vem Pe. João Saraiva Leão de fevereiro a julho de 1911. Raimundo Monteiro Dias, de agosto de 1911 até maio de 1912. Em maio de 1912, Antônio Thomaz volta para assumir a Freguesia até agosto de 1924.

O Pe. Francisco Araken da Frota, Pe. Araken, foi Vigário encarregado de agosto de 1924 a janeiro de 1926. Assume o Pe. José Arteiro de janeiro de 1926 até 19 de julho 1931.

Em junho de 1932, vem Pe. Sabino de Lima, que aqui fica até sua morte em 26 de julho de 1965. Em 05 de setembro desse mesmo ano, vem coordenar essa paróquia Pe. José Edson Magalhães, que ainda está na função.

Desde suas origens, através do serviço de padres, religiosos, religiosas, associações, nossa Paróquia tem sido missionária, espalhando a Boa Nova do Reino e difundindo o Evangelho de Jesus.

O nosso povo de índole católica tem sido privilegiado com o trabalho missionário evangelizador.
São 175 anos de missão.
Fonte: Paróquia de Acaraú

Nenhum comentário: