sábado, 19 de fevereiro de 2011

Padre Antonio Eudes Cruz -Assumiu a Paróquia-04.10.10

Pe.  Antonio Eudes Cruz
Discurso de Posse

Nesta oportunidade, quero saudar ao nosso querido Pe. Valderi delegado pelo administrador Diocesano para presidir esta cerimônia de posse. Saúdo com estima ao Pe. João Batista Vasconcelos a quem sucedo no pastoreio desta Paróquia sem esquecer nosso insubstituível Mons. José Edson . Saúdo todos os presbíteros na pessoa do Cônego Gonçalo de Pinho Gomes e todas as religiosas. Nossos seminaristas, agentes de pastoral, leigos e leigos consagrados e minha família. Saúdo o povo de Deus aqui reunido, tanto os que fazem parte desta comunidade ou de outras desta Paróquia, como os visitantes que vieram de outras localidades de maneira especial das Paróquias de Fátima, Mucambo e Jijoca, por onde passei como pároco e Cruz minha paróquia de origem. Saudação especial faço as autoridades aqui presentes ou representadas.

Assumo hoje esta Paróquia como administrador, tendo bem presente sua rica e importante história para a Igreja Particular de Sobral e para esta região do Baixo Acaraú. Estou consciente da missão que recebo da Santa Mãe Igreja de zelar pelo rebanho que o Senhor me entrega a partir de agora. Quero sublinhar a primazia da Comunhão e da Missão, conforme pede o mesmo Senhor ao afirmar “ide e fazei discípulos meus” (Mt 28,16), sem perder de vista a unidade na caminhada desta Região Pastoral do Vale do Acaraú e, por conseguinte, de nossa Diocese. Entendo que a missão nos leva à fonte que garante a fé, e faz brotar nos corações a alegria de ver o Senhor e de tornar-se seus discípulos e discípulas, alimentando a fidelidade ao projeto de Jesus Cristo. Aposto na formação de nossos leigos e leigas, na sua atuação como agentes de transformação da sociedade e como protagonistas da evangelização.

Agradeço a Deus, ao colégio dos Consultores, a minha família, amigos que vieram de Cruz, Jijoca, Tianguá, Fortaleza, Sobral, das Paroquias vizinhas e de outras localidades sem esquecer deste povo amigo de  Acaraú. Aos ex-paroquianos de Fátima, que apesar do pouco tempo que passei naquela paróquia, me ensinaram a vivência concreta do Evangelho, a todos sem preferências.

Pe. João Batista Vasconcelos que nestes cinco meses desempenhou um relevante serviço na administração desta Paróquia em continuidade a ação pastoral do nosso saudoso Mons. Edson com seu trabalho desprendido e comprometido com as comunidades, pastorais e movimentos de Base e com todo povo de Deus e em especial aos mais pobres. Ao Pe. Robson que coopera nesta Paróquia estando designado para servir a área Pastoral de Celsolândia e que presta um apoio considerável também aqui na matriz. 
Queria manifestar profunda saudade ao querido Romário Rios falecido a menos de dois meses e demonstrar minha solidariedade a toda sua família.

Enfim, agradecimentos ao conselho de pastoral e a todos os que se colocaram a serviço, para que este momento fosse tão sublime e significativo em nossas vidas. Aqueles que organizaram a liturgia, a recepção, a acolhida, o ambiente da celebração.     

Termino suplicando a Deus, que é Pai, garantia para que não percamos a esperança, de modo que tudo seja feito segundo a vontade dEle, e que o anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seja nossa prioridade, sempre tendo em conta o serviço da promoção da vida.

A todos, hoje e no decorrer destes próximos anos, peço orações, invocando as bênçãos de Deus por intercessão de nossa padroeira Nossa Senhora da Conceição consagrando-lhe nosso serviço e pedindo  que nos conduza sempre a seu filho Jesus. Amém.

Nenhum comentário: