quinta-feira, 17 de março de 2011

Para conhecer a arte

O Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Dragão do Mar realiza neste sábado, 19, encontro com educadores e o público em geral para discutir as obras que participaram do Salão de Abril, da década de 1980 a 2009

A arte pode ser um importante meio educativo que aperfeiçoa os mecanismos que desenvolvem a percepção, a imaginação, o raciocínio e a aprendizagem do ser humano. Além de aguçar a sensibilidade de cada um de nós. É por essas e outras que sua aplicabilidade em sala de aula se torna um elemento indispensável.

No entanto, observa-se, cada vez mais, a necessidade de formação e investimento no campo das artes visuais em Fortaleza através de atividades contínuas e organizadas que preparem profissionais qualificados para o mercado, que despertem nas novas gerações o gosto e a vontade de conhecer mais sobre as poéticas artísticas.

Como forma de tentar amenizar essa lacuna, o Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, vem promovendo, desde o ano passado, encontros, oficinas e palestras com curadores, artistas, pesquisadores e o público em geral. Além de enfatizar a formação do educador de museu desenvolvendo estudos e cursos.

Teoria e prática
A próxima atividade do Núcleo Educativo está marcada para este sábado, das 14 horas às 18 horas, no Auditório do Dragão do Mar. Ela consiste em um encontro com professores e o público em geral, com a finalidade de levantar uma discussão acerca dos movimentos do classicismo, modernismo e da arte contemporânea, presentes nas obras dos artistas que integram a exposição "Salão de Abril 1980 - 2009 - De casa para o mundo, do mundo para casa". A coletiva está em cartaz no MAC desde o dia 28 de dezembro de 2010. O encontro será ministrado pela historiadora Ana Raquel Bastos.

Ele abordará ainda aspectos históricos do Salão de Abril, contando com um momento mais dinâmico onde os participantes farão uma visita mediada com os educadores do próprio MAC. Segundo a coordenadora do Núcleo Educativo Carmem Lazari, nesse instante os participantes serão provocados a dar as suas impressões sobre os trabalhos expostos, abrindo um debate sobre aquilo que foi visto com a historiadora e as obras expostas no museu.

"A escolha da temática do encontro partiu da necessidade de trazermos ao público a importância do Salão de Abril para a região, bem como estreitar laços com a comunidade de educadores. O funcionamento dos ´Encontros com educadores´ foi pensado sempre em ´linkar´ a exposição que estiver acontecendo com os movimentos artísticos, pensamentos estéticos e oficinas, dando assim subsídios para o educador trabalhar o conteúdo dentro da sala de aula ou em suas ONG´s", explica a coordenadora Carmem Lazari.

A intenção do Núcleo, ressalta a coordenadora, é a de que os encontros sejam mensais, para fidelizar a presença do público de educadores. Por enquanto, a ação acontece apenas uma vez por mês, estando destinada a educadores que trabalham com educação formal, informal e não-formal, e a todos que estiverem interessados na temática dos encontros.

A historiadora Ana Raquel Bastos acredita que o grande diferencial desta atividade, em especial, estar no fato de proporcionar aos seus participantes saber mais sobre os artistas cearenses e a produção local. "Vou falar sobre a trajetória do Salão de Abril, como ele se organizou, os conceitos trabalhados pelos artistas da década de 80 até o ano de 2009. Para desenvolver este debate realizei uma pesquisa extensa, a partir de relatos e estudos feitos pelo artista plástico Nilo Firmeza (Estrigas), e os professores Herbert Rolim e Kádma Marques", destaca. Em seguida ela completa: "o encontro é importante porque é uma maneira de introduzir as pessoas no universo das artes e qualificar seus conhecimentos".

Fique por dentro
Mostra histórica

A exposição "Salão de Abril 1980 - 2009 - De casa para o mundo, do Mundo para Casa", tem curadoria do professor e pesquisador Herbert Rolim. A mostra comemorativa aos 61 anos do Salão de Abril é composta por quatro núcleos temáticos, cada qual com 18 artistas das gerações de 40, 70, 80, 90 e da primeira década do século XXI.

O primeiro núcleo, "Veteranos - Salão de Abril", traz obras de artistas que iniciaram movimentos nas artes visuais em Fortaleza, que culminaram na criação da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap) e no Salão de Abril, na década de 40. O segundo, "Ceará Geração 80", representa as artes visuais nos anos 1980, que mudaram seu curso com ironia e bom humor, atribuindo uma nova abordagem no engajamento em questões sociais e políticas.

Siegbert Franklin, Mário Sanders, Eduardo Eloy e Hélio Rola são alguns dos artistas contemplados. Em seguida, "Ceará Geração 90" traz um panorama significativo da produção de artistas que iniciaram sua trajetória na década de 90, como Jared Domício, Francisco de Almeida e Tiago Santana. O último núcleo, "Ceará Século XXI", sintetiza a produção artística cearense na primeira década do século XXI, da qual participam Diego de Santos, Waleria Américo e Milena Travassos.

A mostra é gratuita e fica em cartaz até o dia 27 de março.

MAIS INFORMAÇÕES
Encontro com Educadores - Trajetórias da Arte no Salão de Abril. Sábado dia 19, das 14 horas às 18 horas, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Avenida Almirante Tamandaré, 310 - Centro). 50 vagas. A inscrição gratuita pode ser feita através dos contatos: (85) 3488.8622 e educativomac@dragaodomar.org.br

ANA CECÍLIA SOARES 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: