segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia da Poesia - SESC promove o abraço literário


O Abraço Literário, surgido como Círculo de Leituras da Biblioteca Rachel de Queiroz no SESC Fortaleza, está completando quatro anos de existência no dia 14 de março, Dia da Poesia. É um grupo de escritores e leitores que se reúnem todas as terças-feiras para promover, valorizar e democratizar o espaço de leitura. Os encontros fundamentam-se na troca de experiências de leitura e no cultivo de amizade, como princípio essencial de qualquer instituição humana. Todos podem participar. Não precisa ser poeta e/ou escritor, basta ser admirador da arte literária.

O Abraço Literário foi Destaque Cultural em 2010, sendo homenageado pelo Grupo Chocalho. Com o compromisso de difundir a cultura, o grupo organiza projetos como: Bazar das Letras, Do Livro ao Cinema, Clássicos da Literatura Brasileira, Revelando a Literatura Cearense, Viajando no Tempo com a MPB, Passando a Língua na Canção, Construindo Competências – leitura e escrita: uma responsabilidade de todos, entre outros. O Abraço lê e compartilha leituras, assim fez do Projeto Bazar das Letras uma de suas mais louváveis ações, congregando autor e leitor, dando visibilidade à produção literária cearense e ressaltando o compromisso do SESC com essa modalidade cultural.

O Abraço Literário e seus projetos já fazem parte da agenda cultural de Fortaleza e são reconhecidos no meio literário cearense, com participação na Bienal Internacional do Livro, em 2010, através do Bazar das Letras (que recebeu a escritora Tércia Montenegro), mediado por Carlos Vazconcelos. Participou ainda de Saraus de Poesia com os abracistas e da Esquete Não me deixes fora do quinze, baseado na obra o Quinze, de Rachel de Queiroz, com direção de Eurico Bivar e elenco do próprio Abraço Literário (Airton Soares, Airton Albuquerque - ALQUE, Beth Albuquerque, Sônia Nogueira, Eudismar Mendes e Inez Ramalho).

SEMANA DA POESIA 
O SESC promove entre os dias 14 e 18 de março a Semana da Poesia. O evento faz homenagem não só a grandes poetas do passado, mas também aos escritores contemporâneos da arte de descrever o mundo em belas palavras. As ações acontecem nos espaços do SESC, em Fortaleza, e no North Shopping. A programação diferenciada conta com declamação de poesia, bate papo com a poetisa Raphaella Candido, homenagem aos poetas, apresentação de sarau com o grupo Converso da UFC, exposição e performance de cordel. Informações: (85) 3452.9090. Veja a programação completa no blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).

Fonte: O Estado

Nenhum comentário: