quarta-feira, 16 de março de 2011

Igreja danificada pela chuva

A reforma no telhado de caráter paliativo seria para evitar as infiltrações durante o período das chuvas
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Secult fez reparos no telhado do templo em janeiro, mas pároco diz que situação ficou pior depois da intervenção
Às vésperas da festa do padroeiro do Ceará, a comunidade católica de Aquiraz vê seu principal templo, dedicado a São José, ameaçado. Enquanto aguarda a restauração prometida pelo Governo do Estado, a Igreja de São José de Ribamar sofre com os prejuízos causados pelas chuvas. Além de danificar a estrutura da edificação, as águas que escorrem pelas paredes e pelo teto do templo podem comprometer os painéis pintados no forro da capela-mor.

De acordo com o pároco da Igreja, padre Robério Martins Queiroz, uma obra, finalizada em janeiro, foi feita no telhado do templo. A reforma, de caráter paliativo, seria exatamente para evitar as infiltrações durante o período de chuva, até que se pudesse iniciar intervenções mais incisivas no verão. "A situação ficou ainda pior depois do reparo", afirmou o padre. O secretário da paróquia, Nilton Inácio da Silva, é mais enfático: "a água da chuva corre pelas paredes, parece uma cachoeira".

Quando chove forte, de acordo com o padre Robério, as missas e os eventos têm de ser cancelados. Até mesmo os equipamentos de som não estão sendo utilizados, considerando o risco de choques elétricos. O pároco comentou, ainda, que diversos ofícios já foram enviados à Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural (COPAHC), ligada à Secretaria da Cultura (Secult), para pedir uma intervenção de urgência na edificação.

A Secult informou que um engenheiro foi enviado ao local, ontem, com o objetivo de verificar as causas do problema.

De acordo com o órgão, por ser uma construção antiga, o telhado do templo é muito inclinado, o que dificulta a contenção das águas pelas calhas. Uma equipe deverá ser enviada à Igreja até o próximo sábado para que uma nova intervenção seja realizada.

Apreensivo, padre Robério fica na expectativa de que a situação seja solucionada o mais rápido possível. "A paróquia não pode ficar desse jeito. A gente espera que a Secult consiga, desta vez, sanar o problema. Se isso não acontecer, os eventos serão prejudicados, caso chova", diz.

Descaso
O descaso em relação à Igreja Matriz de Aquiraz é antigo, e já havia sido retratado pelo Diário do Nordeste em reportagem do Caderno 3, em 11 de maio de 2010. Os problemas estruturais e a iminência de destruição do patrimônio histórico já eram evidentes no ano passado.

Já na edição do dia 15 de dezembro, o Caderno Regional noticiou um pacote de US$ 250 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para recuperação do patrimônio histórico e urbanização das comunidades do Litoral Leste. O anúncio foi feito pelo secretário de Turismo, Bismarck Maia, durante a reinauguração de equipamentos do centro histórico do município de Aquiraz. Dentre as obras prometidas, estava a restauração da Igreja de São José de Ribamar, considerada a mais antiga do Estado, sendo construída pelos jesuítas ainda em 1713 e tombada pelo Patrimônio Estadual pelo decreto nº 16.237 de 1983.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: