segunda-feira, 14 de março de 2011

Letras premiadas

O cearense Ronaldo Correia de Brito foi o vencedor do Prêmio, em 2009, com "Galiléia"
Autores e editoras de romances lançados em 2010 têm até o dia 4 de abril para inscrever as obras em uma das categorias do Prêmio São Paulo de Literatura

O cearense Ronaldo Correia de Brito foi o vencedor do Prêmio, em 2009, com "Galiléia", que conta a história de três primos que atravessam o sertão cearense para visitar o avô. Correia de Brito concorreu com mais de 200 trabalhos inscritos e levou R$ 200 mil como prêmio

Com o intuito de selecionar e premiar livros escritos em língua portuguesa editados e comercializados, no Brasil, em 2010, nas categorias "Prêmio Melhor Livro do Ano" e "Prêmio Melhor Livro do Ano - Autor Estreante", o Governo do Estado de São Paulo, através de sua Secretaria da Cultura, encontra-se com inscrições abertas até o próximo dia 4 de abril para o Prêmio São Paulo de Literatura 2011. A premiação em ambas categorias será de R$ 200 mil. O cearense Ronaldo Correia de Brito foi o vencedor do Prêmio São Paulo, na categoria Melhor Livro do Ano, em 2009.

Na ocasião, ele concorreu com o livro "Galiléia". O prêmio de melhor autor estreante foi para o gaúcho Altair Martins, pelo livro "A Parede no Escuro". Foram mais de 200 inscritos no total. Entre os vinte finalistas (dez em cada categoria) estavam autores destacados, como José Saramago ("A Viagem do Elefante"), Moacyr Scliar ("Manual da Paixão Solitária"), Milton Hatoum ("Órfãos do Eldorado") e João Gilberto Noll ("Acenos e Afagos").

"Galiléia" é o quarto livro e primeiro romance de Correia de Brito. Os três trabalhos anteriores eram volumes que congregavam contos. A obra vencedora conta a história de três primos que atravessam o sertão cearense para visitar o avô e voltam às origens, reencontrando os casos que assombram a família. Já "A Parede no Escuro", de Altair Martins, acompanha os acontecimentos provocados pela morte de duas pessoas num acidente de trânsito.

"O Governo do Estado de São Paulo incentiva a leitura por meio de vários eventos e programas da Secretaria de Cultura. Enquanto o Prêmio São Paulo de Literatura festeja os autores novos e os já consagrados, o programa Viagem Literária aproxima leitores de escritores, por meio de encontros nas bibliotecas municipais. Há ainda o Festival da Mantiqueira, que promove o debate entre autores e público, em São Francisco Xavier", afirma Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura de São Paulo.

Perfil

Para concorrer ao prêmio, os livros de ficção do gênero romance devem ser escritos em língua portuguesa e ter sido publicados e comercializados pela primeira vez no decorrer de todo o ano de 2010.

Os finalistas, no máximo dez em cada categoria, serão anunciados durante o IV Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura, realizado em maio, em São Francisco Xavier (SP). Os dois grandes vencedores do Prêmio São Paulo da Literatura serão conhecidos durante a cerimônia de premiação no dia 1º de agosto, no Museu da Língua Portuguesa. A comissão de seleção é formada por cinco membros, sendo quatro escolhidos pela Câmara Setorial de Literatura da Secretaria de Estado da Cultura e uma representante da Secretaria de Estado indicada pelo Secretário da Cultura de São Paulo.

Os júris inicial e o final serão compostos exclusivamente por professores universitários, escritores, livreiros, críticos literários e profissionais atuantes da área literária, preferencialmente por uma pessoa de cada área. Eles são os responsáveis pela avaliação e votação dos livros concorrentes ao prêmio em suas etapas sucessivas e de acordo com as regras definidas no edital, que está disponível no site http://www.cultura.sp.gov.br.

MAIS INFORMAÇÕES
Prêmio São Paulo de Literatura 2011. Escritores e editoras podem entregar a documentação necessária pessoalmente ou (enviar) pelos Correios para a Secretaria de Estado da Cultura / Núcleo de Protocolo e Expedição. Rua Mauá, 51, Luz. São Paulo - SP. CEP 01028-900. Detalhes no site: http://www.cultura.sp.gov.br
Contato: (11) 3881.9903

 Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: