quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Entre o direito e a arte do palco

Transitando pelas imediações do Direito e das artes cênicas, o cearense Gyl Giffony apresenta em seu primeiro livro um estudo sobre legislação teatral

Ator e advogado, Gyl Giffony mescla as duas áreas do conhecimento (LEVY MOTA/DIVULGAÇÃO)
Todo cidadão é livre para se manifestar artisticamente. Pelo menos, é essa a ideia presente na atual Constituição brasileira. Porém, em nome da regulamentação, o exercício da atividade de atores e atrizes ainda esbarra em questões polêmicas. Para incentivar o debate, o cearense Gyl Giffony lança hoje à noite o livro De Quem É A Cena? – A regulamentação do exercício amador e profissional de atores e atrizes.

Graduado em Artes Cênicas e em Direito, Gyl Giffony se valeu de seus dois campos de estudo para realizar a pesquisa que resultou no livro. Em linguagem simples e didática, De Quem É A Cena? faz uso de elementos como filosofia e história do teatro para jogar algumas discussões na luzes da ribalta. “O objetivo é justamente fomentar esse debate, mostrando que a atividade dos atores é muito mais uma construção social, indo além dos conceitos da legislação ou da representação de classe”, explica o autor.

Editado pela La Barca Editora, o livro traz na capa os termos amador e profissional entrecortados por um traço, ilustrando o que o leitor encontrará nas 110 páginas seguintes. Para Giffony, “essa divisão entre profissional e amador pode, às vezes, ser um modo de exclusão, que vai contra o próprio direito fundamental à livre expressão”.

No entanto, ele deixa claro que os sindicatos têm uma atuação importante para a categoria, mas diz que “os órgãos tem que se valer do bom senso para não restringir o direito inalienável à manifestação artística”. Defendendo que a arte é maior que as instituições, De Quem É A Cena? parte da lógica de que todo homem é teatral, ou seja, de que o teatro é parte inerente à própria condição humana.


SERVIÇO

DE QUEM É A CENA?
Quando: Hoje, 24
Horário: 19 horas
Onde: Universidade de Fortaleza (Unifor) – Auditório A3 – Bloco A
Preço promocional: R$ 15
Outras informações: 8768 3964

Marcos Robério

Fonte: O Povo 

Nenhum comentário: