terça-feira, 10 de maio de 2011

O Plantador de Borboletas- Joan Edesson de Oliveira

Joan Edesson de Oliveira
O Poeta Joan Edesson de Oliveira está de volta. Agora traz, em seu bornal poético-literário, um belíssimo livro de contos, diga-se de passagem, seu melhor livro. Chega apresentado por dois mestres cearenses da palavra: o renomado contista Pedro Salgueiro e a escritora Ana Miranda. Mas nem precisaria o peso simbólico dessa companhia tão ilustrada para confirmar o que as rodas literárias já sabem. Sua poesia é altiva e por isso, certamente, tem arrebatado sucessivas premiações por onde passa, em Festivais de Poesia.

Mas a novidade é que surge o contador de histórias, esta que é uma das principais marcas desse Professor intinerante, que desde que o conheci, aprendi admirar sua destreza e habilidade no manejo dos versos. Talvez suas andanças e sonhos, tenha lhe ensinado o ofício da colheita de histórias. Muitas dessas histórias são fantásticas, no sentido literário, bebidas na realidade e recriada com maestria e  inventividade. É provável que voce também encontre nessas páginas muitos autores conhecidos desse mundo fantástico.

Acho que Joan conseguiu unir duas paralelas que não se encontram com facilidade na literatura: poesia e narrativa. Isso faz uma diferença enorme. Os relatos ganham a leveza dos pássaros ou das borboletas, que na sua obra aprenderam o ofício do colecionador. Vi também nesses microcontos - arte para poucos - uma forte influencia do escritor moçambicano, Mia Couto, que tem se destacado pela beleza poética de sua narrativa, sustentada na história e na vida do seu povo. Que boa companhia, Joan encontrou!

Temos uma obra que será, tenho certeza, ainda muito festejada. Claro, isso tudo deverá começar quando Joan nos brindar com o lançamento do seu livro, ainda sem data. Não me contive, precisava contar isso para vocês. Por enquanto tive a satisfação de ler em primeira mão. Vocês terão a oportunidade, em breve, de confirmar como o Poeta melhorou sua forma de contar a história de seu chão com mais poesia. Vocês verão... 

Nenhum comentário: