terça-feira, 10 de maio de 2011

Encontros com a arte da gravura

A partir de hoje, o artista plástico Eduardo Eloy ministrará a oficina Encontros de Gravura. Serão cinco dias de atividades, no Ateliê das Artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Eduardo eloy: o artista plástico, pintor e gravador, foi um dos fundadores do Instituto de Gravura do Ceará
FOTO: THIAGO GASPAR
Figuras feitas em madeira, pedra ou metal, com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais variados. A gravura é o caminho do trabalho de muitos artistas cearenses.

O Ceará é um celeiro de grandes nomes nesse campo, a exemplo dos mestres da tradição popular e de artistas visuais como Aldemir Martins, Francisco de Almeida, José Tarcísio, Sebastião de Paula e Eduardo Eloy. Este último, nas palavras da crítica de arte Lisbeth Rebollo Gonçalves, "cria, com sua arte, um universo de formas simbólicas, onde a fantasia pessoal revela-se o mais diretamente possível, deixando vir à tona o que a consciência registra".

Projeto
O artista plástico compartilhará um pouco de sua experiência, a partir de hoje, na oficina Encontros de Gravura, no Ateliê das Artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). As atividades, gratuitas e destinadas àqueles que trabalham com gravura, vão acontecer também nos dias 12, 24, 26 e 31 de maio, das 14 horas às 17h30.

Segundo Eduardo Eloy, a proposta da oficina é ampliar e promover a troca de conhecimentos entre os participantes através da arte da gravura. Além de permitir ao público uma orientação para seus trabalhos por meio de contato com outros artistas. Durante os encontros, serão desenvolvidas atividades relacionadas ao entalhe, entintamento e impressão - etapadas da produção gravurista.

Os interessados devem levar às aulas um kit de goivas e matrizes em MDF. "A intenção é proporcionar uma ação continuada a todos que trabalham ou conheçam a arte da gravura. Queremos reunir essa tribo, para que as pessoas possam se encontrar e intercambiar suas vivências, e discutir seu processo de trabalho. Não adianta a pessoa fazer um curso e estocar o conhecimento em casa. É necessário fortalecer a continuidade desse processo", explica Eduardo Eloy.

A oficina é resultado da parceria do Projeto Gravura Oficinas em Rede com o Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Dragão do Mar. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail educativomac@dragaodomar.org.br.

ANA CECÍLIA SOARES
REPÓRTER

MAIS INFORMAÇÕES

Oficina Encontros de Gravura.
Hoje e nos dias 12, 24, 26 e 31 de maio, das 14 horas às 17h30, no Ateliê das Artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema). Inscrições pelo email: educativomac@dragaodomar.org.br

Nenhum comentário: