quarta-feira, 11 de maio de 2011

Coisa Nossa - Festival da Galinha Caipira dos Chorós


Quem é do interior sabe bem o valor que um bom prato de galinha caipira tem. Típica da culinária do sertão, esta iguaria vira agora a grande estrela do “I Festival da Galinha Caipira dos Chorós”, evento promovido pela Prefeitura de Cascavel em parceria com o Sebrae. O Festival acontece entre os dias 13 e 15 de maio e conta com uma programação, que vai reunir desde a degustação de pratos feitos à base de galinha caipira e outras comidas típicas, exposição de artesanato, apresentação de bandas de forró pé-de-serra e repentistas, humoristas, até brincadeiras pra lá de irreverentes, como corrida de jumentos, exposição de galinhas exóticas, campeonato do maior ovo, e até um “Galinheiro Eletrônico”, uma versão matuta das famosas tendas eletrônicas, garantindo muita diversão para os visitantes. O objetivo é resgatar os festejos populares da região enriquecendo as tradições culturais e ainda criar uma nova forma de movimentar a economia local através da criação de galinhas caipiras, já presentes no cotidiano dos moradores dali.

Segundo Edvar Soares, coordenador de Turismo de Cascavel, o evento vai ter ainda um impacto social muito importante. “A comunidade dos Chorós está sentindo sua autoestima resgatada, seu sertão valorizado. Os moradores estão orgulhosos de poder mostrar seus talentos, e isso é muito bom pra dar continuidade a esse projeto”, garante Edvar.

O Festival
A ideia do “Festival da Galinha Caipira dos Chorós” surgiu a partir de reuniões realizadas com 30 moradores daquela localidade, nas quais se discutiam alternativas de incentivar a geração de emprego renda para a comunidade. Foi quando eles deram-se conta de que a criação de galinhas caipiras poderia ser uma dessas alternativas. A ave, comum nos quintais do interior, é de fácil manejo e sabor bastante apreciado na culinária regional.

Além disso, a partir do momento em que a Galinha Caipira dos Chorós garantir espaço no roteiro gastronômico do Ceará, o potencial turístico local também poderá ser valorizado, já que trata-se de uma região rica em belezas naturais ainda não descobertas. Os Chorós são considerados um dos mais lindos sertões do litoral leste, com uma densa e encantadora floresta de carnaúbas.

Criadores
recebem orientação
Para garantir o sucesso do Festival da Galinha Caipira dos chorós, consequentemente, do projeto de inserção da comunidade no roteiro gastronômico cearense, uma série de ações foi realizada com as famílias da região. Uma delas, foi a realização de um curso de Empreendedorismo, ministrado por técnicos do Sebrae. A iniciativa foi fundamental para a organização das associações a fim de orientar os participantes, até então simples produtores rurais e donas de casa, sobre as perspectivas positivas de geração de renda. Além disso, o Sebrae ofereceu um curso de gastronomia que incluiu desde informações sobre manipulação de alimentos, até o refinamento de pratos e a elaboração de um cardápio à base de galinha caipira que será 
apresentado durante o Festival.

A Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) também teve um papel fundamental nesse processo. Além do acompanhamento técnico e as orientações sobre como melhorar o manejo, auxiliou os produtores a conseguir linhas de crédito junto ao Banco do Nordeste.

Nenhum comentário: