terça-feira, 10 de maio de 2011

Desfile na praia divulga artesãs do Ceará

Projeto quer promover destino turístico por meio de diferenciais como a identidade das peças produzidas por grupos locais

  A coleção Mundo Jeri  DIVULGAÇÃO / INÊS MATOS  
Da Agência Sebrae de Notícias

Uma das praias mais bonitas do Litoral Oeste do Ceará vai ser palco de um desfile de moda diferente. Jericoacoara, a 300 quilômetros de Fortaleza, promoverá na próxima segunda-feira (16) a apresentação oficial do resultado da capacitação de 20 de suas artesãs dentro do Projeto “Vivências”.

Mais que uma mostra de moda, o desfile vai exibir a coleção de roupas e acessórios com a nova identidade visual da produção artesanal da praia, que tem por base trabalhos em crochê. A ideia é que, a partir do trabalho de crocheteiras e costureiras da comunidade, em parceria com designers e consultores, sejam produzidas peças diferenciadas, para atender à demanda de quem visita o destino, classificado pelo Ministério do Turismo como um dos dez de referência do País.

A iniciativa integra o Projeto “Destinos referência em segmentos turísticos”, desenvolvido pelo Ministério em parceria com o Sebrae no Ceará e terá início nesta terça-feira (10) com consultorias, aulas e reuniões, nas quais as artesãs vão reviver suas tradições, resgatar suas raízes culturais, se aprimorar na técnica e descobrir o associativismo. Numa etapa anterior, os designers integrantes do projeto já realizaram o diagnóstico das peças.

Artesãs de Jericoacoara    Foto: Divulgação
Foco na competitividade

Esta é a segunda vez que a Praia de Jericoacoara é palco de iniciativa do gênero. A primeira foi realizada em 2008 e resultou na marca "Mundo Jeri-Cultura, Natureza e Magia". Um novo grupo de artesãs vai participar da vivência, que continua com o mesmo objetivo: dar identidade a uma nova coleção de produtos confeccionados pelas artesãs da praia.

O projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos tem como objetivo criar uma estratégia de governança local a partir do fortalecimento e aperfeiçoamento de segmentos de mercado. Procura envolver, de forma participativa, toda a cadeia produtiva e instituições relacionadas ao segmento escolhido por meio de prioridades e estratégias definidas e com foco na competitividade.

O conjunto de ações busca a participação efetiva dos representantes locais para fortalecer as entidades públicas e privadas, o “trade” e as organizações não governamentais. Os participantes da iniciativa querem formar um grupo gestor para assumir o papel de líder do processo e garantir a continuidade das ações na área do turismo, resultados mercadológicos e a sustentabilidade do destino.

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