quarta-feira, 2 de março de 2011

Grandes Museus do Mundo em 3D (Parte 2)


Oi, galera! Semana passada eu publiquei a primeira parte do projeto Google Art Project, no post Grandes Museus do Mundo em 3D (Parte 1). Como o artigo pressupõe uma segunda parte, vamos conhecer outros grandes museus e fazer passeios virtuais em seus acervos.

Sugiro que você dê uma conferida em outros passeios virtuais disponiblizados aqui no blog

- Rijksmuseum: Holanda. Localizado em Amsterdã, é dedicado às artes e história. Ele tem uma larga coleção de pinturas da idade de ouro neerlandesa e uma substancial coleção de arte asiática. O museu foi fundado em 1800 na cidade da Haia para exibir a coleção do primeiro-ministro. Foi inspirado no exemplo francês. Pelos neerlandeses ficou conhecida como Galeria de Arte.

- Reina Sofia: Espanha. Localizado em Madri, é um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis. Coloquialmente denominado por Centro de Arte Moderna Reina Sofia, foi inaugurado oficialmente a 10 de Setembro de 1992 e, o seu nome presta homenagem à Rainha Sofia, rainha consorte de Espanha.

- State Tretyakov: Rússia. Localizado em Moscou, é uma galeria de arte que expõe as mais belas pinturas russas. Sua história começa em 1856, quando o mercador Pavel Mikhailovich Tretyakov adquiriu obras de artistas russos contemporâneos, com o objetivo de criar uma grande coleção. Em 1892, Tretyakov apresentou suas obras.

- State Hermitage: Rússia. Localizado em São Petersburgo, é um museu de arte e cultura. É um dos maiores e mais velhos museus do mundo, fundado em 1764, por Catarina a Grande, e aberto ao público em 1852. As coleções - a maior parte não-permanente - abrange cerca de 3 milhões de peças, incluindo o maior acervo de pinturas do mundo.


- Smithsonian Freer: Estados Unidos. A galeria de arte contém acervos renomados da cultura asiática provenientes da China, Japão, Coreia do Sul, Sudeste Asiático e Oriente Próximo. Pinturas, cerâmicas, manuscritos e esculturas estão entre os favoritos do museu. Além da arte asiática, o museu também contém arte norte-americana do séc. XIX e XX.

- Tate Modern: Inglaterra. Localizado em Londres, é um museu britânico de arte moderna. Desde sua abertura, em 12 de maio de 2000, o museu promove importantes mostras temporárias de arte moderna e contemporânea, e tornou-se a terceira maior atração londrina. Na coleção figuram algumas importantes obras de Pablo Picasso, Matisse, Braque, Natalya Goncharova, de Chirico, Francis Bacon, Alexander Calder, Chagall, entre muitos outros artistas do século XX.

- Thyssen-Bornemisza: Espanha. Localizado em Madri, no Palácio de Villahermosa. Foi organizada quando da aquisição, pelo governo espanhol, em julho de 1993, da maior parte (e mais valiosa) da coleção de arte da família Thyssen-Bornemisza. Mostra as coleções de forma cronológica, começando no Renascimento e terminando no século XX.

- Uffizi Galleria: Itália. Localizado em Florença, abriga um dos mais famosos museus do mundo. É dividida em salas ou ambientes, cerca de cinqüenta, nomeadas geralmente pelo artista mais importante exposto. Há salas dedicadas aos maiores artistas do Renascimento, como Leonardo da Vinci e Rafael, salas com arte clássica da Roma antiga, uma grande coleção de quadros de Botticelli.

- Van Gogh Museum: Holanda. Localizado em Amsterdã, é um museu que dispõe de trabalhos do pintor neerlandês Vincent Van Gogh e seus contemporâneos. Como não podia deixar de ser , o Museu Van Gogh possui a maior coleção de pinturas de Van Gogh no mundo.

Nenhum comentário: