domingo, 27 de fevereiro de 2011

Juazeiro-Documentos inéditos são temas de livros

FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Uma série de atividades foram elaboradas para a comemoração dos 100 anos de Juazeiro

Juazeiro do Norte. Uma das mais importantes coleções relacionadas ao Padre Cícero e os milagres de Juazeiro será lançado, em julho deste ano, durante a semana comemorativa do centenário da cidade. São mais de 2 mil documentos inéditos, entre telegramas, cartas e fotografias que estarão disponibilizadas também na internet. Junto com a coleção "Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro", será produzido um documentário sobre a produção dos dois volumes, a ser lançado em DVD, com depoimentos de pesquisadores que também vão fazer parte dos livros, com artigos específicos. O lançamento deve acontecer no dia 20 de julho, dois dias antes da data dos 100 anos de emancipação.

O projeto está sendo coordenado pelo padre Francisco Roserlândio de Souza que, até o mês de maio, deve estar com os dois volumes prontos para serem levados à gráfica. Serão 1.000 edições. São cerca de 600 páginas em cada volume. O primeiro deles teve a coordenação do historiador e estudioso dos fatos de Juazeiro, professor Renato Casimiro, e o segundo da antropóloga, socióloga e escritora, professora Luitgarde Barros.

O grupo que está organizando o segundo volume esteve reunido semana passada. Os estudiosos traçaram as principais etapas para o desenvolvimento deste segundo volume. O primeiro processo de desenvolvimento do trabalho foi em Fortaleza, quando foram definidos os membros participantes deste segundo volume. "Determinamos a vinda a Juazeiro para conhecer o material em telegramas e o Roserlândio mandaria as cartas para a revisão paleográfica".

Com as cartas e telegramas, foram divididos os assuntos. Todo o material é estudado minuciosamente por cada articulista, que irá enfocar temas específicos. O segundo volume, segundo a coordenadora dos trabalhos, é coletânea. "Telegramas que consideramos importantes para incluir no livro, usamos os respectivos artigos, que são sobre a Guerra, padre Manuel Macedo e outros pontos que serão enfocados", diz ela, ao acrescentar que a definição do seu artigo virá depois que essa primeira etapa estiver concluída.

Os documentos primários para o segundo volume estão relacionados à questão da independência de Juazeiro. O primeiro volume já estará mais restrito ao milagre de Juazeiro, protagonizado pela beata Maria de Araújo, com o Padre Cícero, em 1889, e todo o processo que transcorreu a partir desse fato.

A escritora destaca a importância do lançamento desse trabalho, ressaltando o primeiro centenário de Juazeiro do Norte. "A cidade já conta, nestes 100 anos, com um número grande de universidades e tem a obrigação de se pensar e registrar esse pensamento, visando não só o estudo do Juazeiro no próximo século, como uma revisão do segundo centenário", diz. Esta será, conforme ela, a produção de Juazeiro até o ano de 2011. "As gerações futuras também terão oportunidade de contar com um documentário de Juazeiro com comentários de pensadores sobre o primeiro centenário de autonomia.

A professora, segundo o padre Roserlândio, tem visão abrangente do processo político que se deu em Juazeiro. Uma das grandes pesquisadoras da história de Juazeiro escreveu o livro "Juazeiro do Padre Cícero - A Terra da Mãe de Deus", com segunda edição, revisada e ampliada, lançada em 2008. A primeira edição foi lançada com o título "A Terra da Mãe de Deus", e só na segunda foi acrescentada a primeira parte do título. Desse projeto voltado aos 100 anos serão lançados 100 exemplares às autoridades e outra parte para guardar. Terá publicação em brochuras, que serão distribuídas às bibliotecas, disponibilizadas aos estudantes, pesquisadores e interessados.

Os documentos a serem publicados, em sua integralidade, são referentes a manuscritos do Padre Cícero e outros protagonistas da história de Juazeiro. Envolvem o período de 1889 até 1937. O projeto foi lançado no ano de 2009, por meio de parceria entre o Sesc, Senac, Fundação Waldemar Alcântara, Prefeitura de Juazeiro do Norte e Fundação Padre Ibiapina.

Mais obras
A proposta de editar e reeditar livros importantes sobre a história de Juazeiro deverá se concretizar até o fim do ano. Até julho, serão 20 edições lançadas, e mais uma pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Será um clássico da história, que é o "Patriarca de Juazeiro do Norte", de padre Azarias Sobreira, e mais 10 reeditados e 10 inéditos. Exposições de fotos e artes plásticas estão no cronograma, como a que começou no dia 26, no Centro Cultural do BNB, em Juazeiro, com obras do artista Barrica. Serão investidos cerca de R$ 600 mil em exposições e lançamentos. O presidente da Comissão do Centenário, Geraldo Barbosa, disse que é o momento de unir parcerias, por ser festa não só de Juazeiro, mas de toda a região, conclamando a participação de todos. "Juazeiro tem um nome nacional a defender, dentro de uma oportunidade única, da festa do centenário". Para ele, a festa tem que ter o reflexo do Município, com toda sua importância em nível nacional e internacional.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e RomariaPraça do Cinquentenário, S/N, Socorro Telefone: (88) 3511.4040


Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: