terça-feira, 17 de maio de 2011

Tempo de reflexão

Até 22 deste mês, museus e instituições culturais do Ceará integram a 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece em várias cidades do País

Exposição no Museu do Ceará: instituição do Estado faz parte da Semana Nacional de Museus
FOTO: SILVANA TARELHO (25/06/2008)
Comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e divulgar a importância dessa instituição não apenas como espaço de preservação, mas de construção da memória. É esse o objetivo da 9ª Semana Nacional de Museus, que teve início ontem em todo o Brasil, e segue até 22 de maio. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em parceria com museus brasileiros.

Neste ano, a Semana atingiu número recorde de participantes. Cerca de mil museus e instituições culturais de todos os estados do País oferecerão programações especiais, sob o tema "Museu e Memória". Serão mais de três mil atividades, como exposições, cursos, seminários, palestras, oficinas, visitas mediadas e shows, entre outras.

No Ceará, foram organizadas programações em 26 cidades e 44 instituições. Em Fortaleza, o Museu do Ceará realiza hoje pela manhã uma abertura com a presença da diretora da instituição, Cristina Holanda. Em seguida, acontece a palestra com o tema "Panorama da Ação Educativa em Museus no Ceará", com o historiador Marcos Passos. À tarde, ocorrem as mesas redondas "Ações Educativas em Museus no Ceará" (com a participação dos coordenadores de núcleos educativos) e "Educadores em Diálogo" (relatos de experiência com educadores em museus).

"A programação foi construída em parceria com a Rede de Educadores em Museus do Ceará (REM), que atuam, por exemplo, no atendimento aos visitantes, na produção de material didático, na elaboração de ações educativas. A ideia do encontro é dar voz a esses coordenadores e promover a troca de experiências sobre o que cada museu vem desenvolvendo na parte educativa", explica Holanda.

Para a diretora, o tema da Semana neste ano é mais do que apropriado. "A memória é instrumento importante de afirmação do indivíduo perante o mundo. Não é à toa, que, hoje, vários grupos sociais minoritários reivindicam esse direito de contar sua história, como indígenas, quilombolas, mulheres", analisa Holanda. "Os museus precisam refletir sobre essa questão, se dão conta de tal pluralidade. Seus acervos, suas práticas educativas contemplam a diversidade de memórias?", questiona a diretora do Museu do Ceará. Outro destaque da Semana em Fortaleza é o debate sobre o Projeto Museus Comunitários de Fortaleza, idealizado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

A iniciativa prevê a criação de núcleos de memória e educação patrimonial, além de atividades de valorização da história local.

"O projeto visa criar museus junto às comunidades, a partir de oficinas de educação patrimonial. Ele surge em consonância com uma ação semelhante do Ibram, chamada Pontos de Memória", ressalta Mariana Ratts, diretora da Galeria Antônio Bandeira, onde desde ontem acontece a primeira oficina do projeto, com o historiador João Paulo Vieira.

"A oficina acontece ainda hoje e amanhã, e é aberta ao público em geral", convida a diretora. Um dos museus comunitários previstos, por exemplo, faz parte do projeto Vila do Mar.

Programação 
GALERIA ANTÔNIO BANDEIRA(R. Conde D´Eu, 560, Centro de Referência do Professor. Fone: 85. 3105.1403)

Dia 16, 14h às 17h: mesa-redonda "Museus Comunitários do Município e Mapeamento Cultural"
De 17 a 19, 14h às 18h: oficina "Museus comunitários: memória, patrimônio e diversidade cultural"

MUSEU DO CEARÁ 
(R. São Paulo, 51, Centro. Fone: 85. 3101.2609)

14h às 15h45: mesa-redonda "Ações Educativas em Museus no Ceará", com Coordenadores de Núcleos Educativos

A 9ª Semana Nacional de Museus acontece de 16 a 21 de maio em vários museus e instituições culturais do Ceará. Para ver a programação completa em Fortaleza, acesse fortaleza.ce.gov.br/cultura/

ADRIANA MARTINS
 REPÓRTER

Nenhum comentário: