quarta-feira, 18 de maio de 2011

O último apito -A história da estrada de ferro no Ceará

Documentário ferroviário fica pronto no Ceará.

Depois de seis anos de trabalho, o documentário “O Último Apito – a história da estrada de ferro no Ceará” está finalizado. Produzido pelo documentarista Aderbal Simões Nogueira, a produção conta a história das ferrovias cearenses, do apogeu à desarticulação do transporte ferroviário em favor das estradas de rodagem, que hoje concentram boa parte do transporte de carga e de passageiros.

Aderbal pretende lançá-lo em festivais de cinema e vídeo pelo Brasil. Para isso, busca patrocinadores e colaboradores. Fruto de um trabalho de seis anos do documentarista, todo o trabalho de produção e captação foi feito por conta própria.

As filmagens levaram a incursões por 40 municípios do interior cearense e a gravação de cerca de 100 depoimentos de ferroviários e pessoas que, um dia, souberam o que era viajar de trem. “O vídeo é um longa-metragem de aproximadamente 1h30min, que conta a história da antiga RVC-Rede Viação Cearense até os dias de hoje, com depoimentos emocionados de remanescentes desde a década de 20 até os anos 80, quando o trem de passageiros deixou de circular no Ceará”, afirma Nogueira.
O vídeo conta também com fotos raras do início da ferrovia. Confira o resumo do vídeo em:








Por: Antonio Pastori - Presidente da AFPF - Assoc. Fluminense de Preservação Ferroviária - afpf.rj@gmail.com
www.trembrasil.org.br

Fonte: VidaDmaquinista

Nenhum comentário: