domingo, 15 de maio de 2011

Artista autodidata de Sobral se destaca na pintura

"Paulo Maravilha" é conhecido na cidade de Sobral como um artista, que fabrica belos quadros e painéis

Os temas das obras do artista Vicente de Paulo da Silva são bastantes variados, inspiração que o artista garante, vai buscar nas passagens bíblicas
FOTO: WILSON GOMES
Sobral. Entrar na casa do artista plástico sobralense Vicente de Paulo da Silva, "Paulo Maravilha", como gosta de ser chamado, é desfrutar das belas artes feitas em quadros e painéis pintados na parede que decoram a sala de visita de sua residência, ao lado do prédio onde abriga os transmissores da Rádio Tupinambá, neste Município.

Os temas são bastantes variados, inspiração que o artista garante, vai buscar nas passagens bíblicas. "Quando leio a Bíblia vem na mente o que devo reproduzir", diz Paulo Maravilha. Como pintor autodidata, ele descobriu seu talento aos 9 anos, quando era aluno da 5ª série do Colégio São Francisco de Assis. Infância que, para ele, foi bastante sofrida por ser filho de uma família pobre.

Estudos
"Procurei me dedicar aos estudos, mas não consegui me formar. Acabei abandonando os estudos antes de completar o Ensino Médio", conta Paulo Maravilha, que hoje se tornou o maior incentivador da única filha nos estudos, Carmelinda, que a exemplo do pai, também tem dons artísticos. Um dos primeiros trabalhos que tem recordação foi de uma imagem de São Francisco de Assis, reproduzida no altar de uma pequena capela, em um bairro de Sobral. "Fiz com tanta dedicação que até me recordo desse trabalho que foi a porta da minha dedicação pela arte", descreve Paulo.

"Eu sempre gostei de desenhar. A pintura surgiu um pouco mais tarde, aos 12 anos", conta. Apesar de nunca ter feito um curso de aperfeiçoamento, seus trabalhos têm característica primitivista, com a presença marcante do azul, vermelho, amarelo, juntamente com vibração das cores secundárias.

No entanto, esse autodidata tem outra profissão, operador de transmissor de rádio, onde exerce a atividade na Rádio Tupinambá. Emprego que ele conseguiu por meio do pai, muito amigo do padre Palhano de Sabóia, diretor e fundador da emissora.

"Como acordo cedo para trabalhar, aproveito também para me dedicar um pouco mais à arte, pois esse é o melhor horário, uma vez que a mente está fresquinha", descreve Paulo.

Como uma grande parcela dos artistas, também se sente desvalorizado. "Em Sobral, como em qualquer parte do País, as pessoas não costumam valorizar a pintura. Já morei em Fortaleza, e lá também somos pouco valorizados". Ele cita que um trabalho final custa em média R$ 100,00, mas quando alguém se interessa em adquira-la, não quer pagar mais do que R$ 30,00. "Prefiro mantê-las decorando a minha sala. Vendi, recentemente, uma coleção completa para um pastor evangélico, que acabou levando meus trabalhos para a cidade de São Paulo", disse Paulo Maravilha, acrescentando que algumas escolas da cidade também exibem trabalhos feitos por ele.

Reveladores
À primeira vista, as telas e os painéis pintados por Paulo Maravilha revelam traço simples, de artista sem formação especializada. Contudo, a riqueza de detalhes de suas obras, a sensibilidade na escolha das cores, a expressão dos personagens, o jogo de sombra, os planos de cada cena, revelam a pureza e a simplicidade que existe na alma do artista autodidata. Em sua originalidade, ele revela o segredo da sensibilidade de sua pintura e do seu estilo de arte. Os estudos mostram que a pintura no Brasil surgiu em 1556.

MAIS INFORMAÇÕES
Pinturas em telas e painéis
Artista plástico -Vicente de Paulo da Silva/ BR 222, Km 220, Sobral
Telefone: (88) 9256.3340

WILSON GOMES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: