segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cidades preservam memória?

Centros culturais e instituições museológicas de Fortaleza estão integradas ao evento

Casa José de Alencar tem atividade agendada na 9ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Minc
FOTO: KIKO SILVA
O Patrimônio Cultural, a preservação e valorização da memória, assuntos que ocupam cada vez mais espaços na sociedade contemporânea, estarão no centro de um mega debate que mobilizará todo o Brasil, esta semana, com o Ceará e Fortaleza no roteiro. Através do tema "Museu e Memória", tem início hoje, prosseguindo até o próximo dia 21, a 9ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pelo Ministério da Cultura (Minc), em parceria com os museus brasileiros.

Ao todo, 502 cidades do País participam do evento, organizado para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Este ano, das 994 instituições de todo o Brasil, 356 participam pela 1ª vez da Semana.

No Ceará, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM-CE) designaram 44 instituições, em 22 municípios, entre museus, memoriais, redes de educadores em museus, cursos de museologia, casas de cultura, galerias e parques para participarem da programação, gratuita, que conta com mais de três mil eventos em todo o território nacional.

Integração
Em Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), todas as instituições museológicas e os centros culturais estão integrados ao evento, com palestras, exibição de filmes, exposições, visitas guiadas entre outras atividades.

Casa de José de Alencar e Centro Cultural Banco do Nordeste são algumas das instituições da Capital que integram a programação. Sobral e Caridade também agendam atividades. Para acessar toda a programação do Ceará, basta entrar no site da Secult.

Segundo Cristina Holanda, diretora do Museu do Ceará e gerente executiva do SEM-CE, do ano passado para cá, o número de instituições envolvidos no evento praticamente dobrou. O que aumenta a responsabilidade dos museus em observar se estão conseguindo ser espaços plurais e de avaliar se estão cumprindo seu papel de incitar a reflexão sobre a diversidade de memórias que compõem a sociedade, uma vez que são lugares não apenas de preservação, mas de construção de memórias. "A memória é um instrumento importante de afirmação diante do mundo", afirmou.

Durante muito tempo, o direito à memória ficou restrito aos grupos socialmente privilegiados. Hoje, cada vez mais, grupos tidos como marginalizados a reivindicam, como os indígenas, negros, mulheres etc. Não à toa, o tema da Semana de Museus desse ano é justamente "Museus e Memória". A chamada para essa avaliação, com a 9ª Semana Nacional de Museus é, portanto, bem-vinda".

Segundo Cristina, o maior público dos museus ainda é de escolas, universidades e de projetos socioculturais, espaços que procuram cumprir a sua parte para a formação de um público que só tem aumentado, a cada ano.

Nenhum comentário: