quarta-feira, 23 de março de 2011

Teatro e poesia na programação de março do THS de Aracati

Vista dos fundos do Teatro Santo Antônio, em Aracati
O mês da poesia é também o mês do teatro. 14 e 27 de março respectivamente comemoram-se o dia da poesia e o dia internacional do teatro.  Pensando em celebrar estas importantes datas a Associação Artístico-Cultural Lua Cheia em parceria com a Associação Cultural Casarão produziram o espetáculo “Bodega da Zefinha e os Causos de Dideus”; a ser encenado no dia 26 de março no Teatro Hélio Santos. O espetáculo apresenta duas grandes vertentes da arte genuinamente cearense: a poesia do poeta Dideus Sales e o teatro do Grupo Lua Cheia.

Zefinha, assim como Tião, personagens vivenciados pelos atores Silvanise Ponciano e Marciano Ponciano constituem uma experiência dramatúrgica das mais ricas já desenvolvidas pelo Grupo Lua Cheia. Dideus Sales é poeta natural de Crateús, e filho adotivo de Aracati. Dono de um verso profundo que fala sonoramente das coisas do sertão, Dideus é como o vento Aracati que sopra do longe levando amenidades por onde passa.

No espetáculo estes personagens coabitam a Bodega da Zefinha, recanto de conversas ao pé do balcão sobre a vida alheia e a sorte dos outros. A participação especial de Dideus Sales se dá através do verso metrificado em cujas letras habitam os arquétipos de sertanejos em loas sobre a alegria e a molecagem cearense.

Bodega da Zefinha e os Causos de Dideus constitui um duplo espetáculo rico no verso e no gesto. Ou seria uma demonstração única do eterno encontro entre aqueles que são semelhantes?

O projeto será encerrado no dia 27 com o painel “O Teatro no Aracati Antigo”  a ser apresentado pelo escritor e pesquisador Antero Pereira Filho no Teatro Hélio Santos. Em sua pesquisa Antero exibirá o panorama do teatro aracatiense com destaque para o contexto sócio-político-cultural da cidade de Aracati do século XIX. O artigo destaca a atuação dos Francisca Clotilde e Eduardo Alves Dias, entusiastas e fomentadores do teatro aracatiense. Bem como nos apresenta o Teatro Santo Antônio um dos exemplares da arquitetura aracatiense imortalizado nos relatos da crônica do século passado. A pesquisa de Antero Pereira é um importante referencial historiográfico para a cidade de Aracati e memória de seu teatro.

Programe-se




Dia 26/03/11
Bodega da Zefinha e os Causos de Dideus
Grupo Lua Cheia e part. especial de Dideus Sales
Teatro Hélio Santos. Ingressos: R$ 5,00 Início: 21h
Rua Grande, 841. Centro Histórico de Aracati-CE


Dia 27/03/11
O Teatro no Aracati Antigo
Antero Pereira Filho
Teatro Hélio Santos. Entrada Franca Início: 20h
Rua Grande, 841. Centro Histórico de Aracati-CE


Escrito por Luiz Bilal

Fonte: Canoa FM

Nenhum comentário: