segunda-feira, 21 de março de 2011

Hemetério Segundo relança hoje seu livro "Criador e Criatura"

Foto: Divulgação
O diretor Hemetério Segundo, graduado em Ciências da Computação na Universidade de Fortaleza, relança hoje seu livro "Criador e Criatura", no Teatro Celina Queiroz
A convite da Universidade de Fortaleza, o ator e diretor Hemetério Segundo promoverá, no Teatro Celina Queiroz, o relançamento de seu livro "Criador e Criatura", uma produção científica resultado de seu trabalho de conclusão do curso de Ciências da Computação, na Unifor.

Seguindo uma proposta não-convencional, Hemetério elabora uma metodologia para concepção de personagens teatrais baseada em noções de UML, técnica de construção de sistemas de computadores. O autor lançou o estudo em forma de livro através do Programa BNB de Cultura, em 2010, lançando-o em novembro do mesmo ano. Como contrapartida, a obra foi novamente lançada há uma semana, durante o V Festival de Artes Cênicas do BNB 2011, anexada à programação de lançamentos literários voltados ao teatro.

Produção
A desafiadora pesquisa pretende trazer elementos da informática para o teatro, no que diz respeito à concepção de personagens. De acordo com o pesquisador, os atores recebem o texto e criam seus personagens desconsiderando a sequência de passos importantes para o seu amadurecimento. Repensar essas etapas e, sobretudo, sistematizá-las são procedimentos essenciais para o crescimento profissional dos atores, na compreensão do imaginário que gira em torno de seus papéis e nas possibilidades estéticas inerentes a eles. A falta de reflexão e organização desse plano de ação acaba prejudicando todo o andamento das atividades, comprometendo, inclusive, a qualidade do resultado final.

"Minha motivação ao tema se deve à experiência que tenho na área. Acabei me tornando cúmplice de tal problema, ficando muitas vezes na mão de atores que demonstraram em ensaios a má preparação e a consequente má concepção de seus personagens, ocasionando um ´retrabalho´ sem proporções", afirma Hemetério.

"Os atores, muitas vezes, criam personagens fora da proposta esperada. A nova metodologia, portanto, atua antes mesmo do ensaio, ela força a uma direção participativa. Venho aplicando-a no meu grupo, o Arte de Viver, e temos conseguido bons resultados", explica.

Hemetério reforça que são infundadas as críticas de que informática e artes cênicas não possuem conexões. O diretor acredita que, por ter tido a oportunidade de estudar técnicas e metodologias para criação de aplicativos em sistemas de informação, observou que as artes cênicas estava mais ligadas à informática do que poderia imaginar, uma vez que a metodologia para a elaboração de cenários que se faz para desenvolver um sistema computacional também se adequa à construção de personagens teatrais.

A metodologia que desenvolve e que explica ao longo de "Criador e Criatura" foi intitulada "Criate". Ela busca formalizar o processo de concepção de personagens teatrais utilizando uma técnica de construção de sistemas de computadores, permitindo assim meios reais para o acompanhamento das atividades e a geração de instrumentos administrativos que serão utilizados como recursos, gerando subsídios para a equipe: produção, direção e o próprio elenco.

"A proposta da Criate partiu de um exercício prático aplicado aos trabalhos de um grupo profissional de teatro, composto basicamente de oito fases bem definidas, encadeadas, interativas e validadas por meio de relatórios e debates dos participantes da equipe de trabalho. Nela, pude unir algumas experiências das duas áreas em que trabalho, a informática e as artes cênicas", destaca.

No livro "Criador e Criatura", Hemetério Segundo expõe sua proposta metodológica por meio de uma situação real, por ocasião da montagem de seu espetáculo "Três na Cova". Além disso, o autor apresenta conceitos e definições básicas de elementos teatrais (arte, teatro e métodos interpretativos), e computacionais, como as noções de UML - Linguagem de Modelagem Unificada.

A "Criate" é composta pelas seguintes fases: entender e debater o contexto, contextualizar e debater cenas, contextualizar e debater personagem, laboratoriar e debater personagem. "Cada fase é uma etapa a ser realizada, se compõe de recursos, atividades, sequência de passos e os produtos. As fases são encadeadas, é necessário que seus respectivos produtos sejam validados, para que se inicie a fase seguinte, caso contrário, a fase será refeita e haverá uma nova análise dos produtos para validação", diz Hemetério Segundo. O pesquisador teatral confessa estar lisonjeado com o convite da universidade para seu relançamento.

"A novidade desse lançamento é que me formei aqui e agora estou sendo convidado. É um reconhecimento do meu trabalho e a confirmação de que essa união de informática e teatro é possível", afirma.

MAIS INFORMAÇÕESRelançamento do livro "Criador e Criatura". Hoje às 19h30, no Teatro Celina Queiroz, da Unifor
(Av. Washington Soares, 1321). Contato: (85) 9104.3360

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: