segunda-feira, 21 de março de 2011

Diálogo de imagens

A partir de amanhã, Pernambuco e Ceará unem talentos da fotografia na mostra coletiva "Pernambuco Convida", que acontece em Recife

Um verdadeiro diálogo imagético, fundamentado na troca de experiências, técnicas, linguagens e projetos estéticas. Com essa proposta, acontece, a partir de amanhã, a exposição "Pernambuco Convida", na Arte Plural Galeria, em Recife. O projeto promove o intercâmbio entre fotógrafos de vários estados do País. Na segunda edição do evento, cinco profissionais pernambucanos juntam-se a cinco convidados cearenses, em uma grande mostra coletiva.

Uma das imagens do ensaio "Os Encourados Na Pega do Boi", do pernambucano Wellington Dantas, realizado em 2010 na cidade de Serrita (PE)
De Pernambuco participam os fotógrafos Gustavo Bettini, Roberta Guimarães, Wellington Dantas, Flora Pimentel e Ivan Alecrim. Que por sua vez, recebem os cearenses Silas de Paula, Celso Oliveira, Aziz Ary Neto, Haroldo Sabóia e Patrícia Araújo. A curadoria ficou a cargo da jornalista e crítica de arte Simonetta Persichetti e do fotógrafo cearense Tiago Santana.

"Além de nomes consolidados na área, a ideia é que o projeto também apresente novos fotógrafos, jovens cujo trabalho ainda não são tão conhecidos", ressalta Santana. Nesse caso, os representantes são Ary Neto, Sabóia e Araújo. "São pessoas com trabalho mais contemporâneo, mais deslocada da fotografia documental, que é tradicional no Ceará. Isso não significa, porém, que o documental não possa ser contemporâneo. Na verdade, o estilo tem passado por uma transformação, e os próprios fotógrafos com mais tempo de carreira estão rompendo conceitos estéticos", detalha Santana. "O mais importante é promover o diálogo e levar esses trabalhos a um público maior, que talvez os desconheça", resume o cearense.

A fotógrafa Flora Pimentel apresenta imagens com aspecto antigo. A autora é uma das cinco profissionais de Pernambuco convidadas para o projeto
Diversidade
A temática da exposição é livre e ficou a cargo de cada participante. A tarefa de constituir uma coerência mínima entre as várias linguagens e estéticas adotadas ficou sob responsabilidade dos curadores, no momento de editar o material recebido. "Já conhecíamos o trabalho de alguns fotógrafos, e os convidamos a partir disso. Pedimos que mandassem ensaios que dialogassem mais com a fotografia contemporânea, considerando que o espaço da exposição é uma galeria voltada a essa coisa ´mais solta´", destaca Santana.

"Eu e Simonetta sentamos e escolhemos as imagens que se identificassem mais com a proposta e com o conjunto de trabalhos. Obviamente contamos com sugestões dos próprios autores. Minha participação foi relativa aos convidados do Ceará, no sentido de ajudar a afinar o diálogo", esclarece Santana.

Explosão de cores na série do fotógrafo Silas de Paula, que retrata a rotina dos mercados públicos aos sábados
"Queremos conversar, convergir para, de alguma forma tentar remontar um panorama da fotografia do País. O que estamos produzindo é muito diferente? É semelhante? Isso importa?", questiona Persichetti. "A vontade é juntar as mais diferenciadas vozes, ser um pólo aglutinador de tendências, experiências e do pensar fotográfico", complementa.

Assim, a variedade de temas vai desde a rotina dos mercados públicos aos sábados, trabalhada pelo veterano Silas de Paula em uma explosão de cores, até as formas geométricas exploradas em imagens lavadas em cinza e branco por Ivan Alecrim.

Já Celso Oliveira decidiu aproveitar quase literalmente a temática livre da esposição, com a série chamada "Fotonada". "São imagens de quando você não tem nada pra fazer e sai para fotografar, com o objetivo de espairecer, relaxar. É uma proposta descontraída, que não segue uma lógica", brinca o fotógrafo. Destaque ainda para Flora Pimentel apresentando fotografias com aspecto antigo e Wellington Dantas com o trabalho "Os Encourados na Pega do Boi", realizado na cidade de Serrita (PE), em 2010, durante a Missa do Vaqueiro.

Mas o inusitado ficou mesmo por conta de Aziz Ary. Ele traz imagens que simulam a levitação sem o uso de fotomontagem. "O efeito da falta de chão, de vertigem, expressa a inquietude das pessoas. Evocam também sentimentos de sonho e liberdade, a vontade de ultrapassar os limites, de ser arrancado da ordem", comenta o autor.

Ao todo, a exposição apresenta 30 imagens - três para cada fotógrafo. Segundo Santana, a mostra completa deve vir para Fortaleza no segundo semestre.

"A primeira edição do projeto teve São Paulo como Estado convidado. Dessa vez, acredito que os organizadores desejaram começar um dialogo com Estados mais próximos. O Ceará é um polo importante de fotografia no País, com ótimos profissionais e participação em grandes eventos na área. Acho que isso motivou a escolha. Mas não há cronograma ou hierarquia definidos", pondera Santana.

O primeiro "Pernambuco Convida" ocorreu em março de 2010. As imagens dos fotógrafos pernambucanos Teresa Maia, Cláudia Jacobovitz, Mariana Guerra, Mateus Sá e Alexandre Belém se uniram aos trabalhos dos paulistas Fernanda Prado, Celisa Beraldo, Marcello Vitorino, Gabriel Boieras, Paula Cinquetti e Luciana Cattani.

MAIS INFORMAÇÕESExposição "Pernambuco Convida". Abertura para convidados amanhã, às 19 horas, na Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - Recife-PE). Visitação de 23 de março a 20 de abril. Entrada franca. Contato: (81) 3424.4431

ADRIANA MARTINS 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: