sexta-feira, 25 de março de 2011

José Luis de Araujo Lira-Biografia

José Luiz Lira-Pres.Academia Sobralense de Letras, Tereza Ramos e Totó Rios

Às nove horas da manhã, sob uma chuva forte de granizo no Sitio Correios, parte do cinturão verde da cidade serrana de Guaraciaba do Norte, nasce o terceiro de cinco filhos, José Luis de Araujo Lira. Filho de agricultores sendo o pai Isidio Ribeiro Lira e a mãe Luiza de Araujo Lira. O futuro escritor conhece as primeiras letras em uma sala de aula improvisada na cozinha de sua tia Prazeres, em uma lousa de cimento improvisada que seu tio Assis construiu.
Filho de uma família simples com vida dedicada ao cultivo da terra, ele aprende com seus pais, valores importantes para o intelecto de qualquer ser humano, valores esses esquecidos por grande parte dos que se dizem amantes da vida. Luis e seus irmãos aprendem a ser honestos, trabalhadores e a sempre respeitarem o próximo, valores estes que o autor carrega consigo e o divide com seus leitores, quer em páginas de seus livros, quer em uma conversa informal.
Da sala de aula improvisada segue para o Colégio Municipal Dom Pedro l, mas por uma acusação injusta, José Luis sai do Colégio Dom Pedro l, e então foi estudar no Instituto Benjamim Soares, dirigido por freiras. Pretendia ser sacerdote, mas com o tempo passou a sonhar com o curso de Direito. Presta vestibular para o curso de Direito da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, onde passa em 5° lugar, cursa um semestre no Rio de Janeiro, volta para o Ceará onde prossegue os estudos e conclui o curso na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Atualmente, José Luis Lira é professor efetivo do Curso de Direito da UVA e Chefe de Gabinete do Reitor.
Quem nunca teve o sonho de conhecer o seu ídolo? José Luis Lira tinha vontade de conhecer a escritora Rachel de Queiroz, autora de um de seus livros preferidos: “O quinze”, e no afã de estabelecer contatos com a festejada escritora, enviou-lhe, timidamente, uma carta, dizendo da sua admiração por ela. A autora gentilmente telefona para o até então desconhecido jovem. O pai do jovem foi quem atendeu a ligação e passou o telefone ao filho que quase incrédulo, emocionou-se ao ouvir a voz de Rachel. O diálogo ganhou vozes poéticas no poema “Rachel de Queiroz”:
“- Alô! É José Luis Lira?
- Sim. Sou eu.
- Aqui é Rachel de Queiroz. Gostei da sua carta. (…)”
As mãos do jovem então suaram, e ele quase não acreditou que aquela era mesmo a voz da autora, parecia um sonho. Surgiu à amizade, e a admiração pela escrita foi aos poucos sendo mais explorado.
Obra
O primeiro livro publicado por ele foi: “Ontem Campo Grande, hoje Guaraciaba do Norte”, vindo a lume em 1999. Trata-se de uma análise histórica sobre a sua cidade natal, Guaraciaba do Norte, até o ano de 1999. No mesmo ano o autor lança outro livro “O levita do Senhor – A vida de Mons. Antonino Soares”.
O autor começa a biografar a autora de “O quinze”, mas senti receio em mostrá-la, pois segundo ele “ela não gosta de biografias”, então decidiu que a primeira a ler a biografia seria Maria Luiza de Queiroz, irmã da autora. Ao receber comentários positivos sobre a obra, Lira tem então coragem  e mostra o texto a Rachel para que esta pudesse fazer sua análise. Em 2003 na Academia Brasileira de Letras e em Fortaleza, o autor traz ao publico a biografia de Rachel de Queiroz: “No alpendre com Rachel – Ensaio Biográfico sobre Rachel de Queiroz”. O livro é bem recebido pela crítica e atualmente está sendo prepara uma segunda edição da obra.
O próximo a receber uma biografia documentada pelo autor fora o Príncipe dos Poetas Cearenses: Arthur Eduardo Benevides. “O Poeta do Ceará – Arthur Eduardo Benevides”, lançado em 2003 pela Academia Fortalezense de Letras. No mesmo ano ele lança também o livro “Um Bispo da Igreja: Dom José Bezerra Coutinho”.
Em 2005 funda a Academia Brasileira de Hagiologia, a qual é o primeiro presidente, e pelas edições UVA, lança no mesmo ano um resumo histórico sobre a fundação da citada academia e estudos acerca da santidade no catolicismo, o livro intitula “Academia Brasileira de Hagiologia: Breve Histórico”. E pela mesma Academia lança no ano de 2006 “Candidatos ao altar”, com breves biografias sobre os santos candidatos à beatificação pelo Vaticano, esta obra foi também bem recebida pela crítica especializada.
Outras biografias foram sendo escritas e publicadas, mas por insistência de amigos do autor, Luis Lira lança um livro reunindo poemas seus, batizado “Algum Poema?”. Sobre a obra, o autor escreve “Poderia dizer que não é poema. É prosa em forma de poema e prosa pequena, de aprendiz, composta em vários momentos”. Poderíamos dizer também que o autor simplesmente colocou a sua vida em versos e o compartilhou com o leitor, pois poesia é dentre tantos significados o sentimento descrito em versos, isso é o que notamos na obra “Algum Poema?”
Todo autor compartilha sua visão e percepção de mundo ao escrever, José Luis Lira também recorre a este recurso. Quer seja uma biografia sobre um escritor, a cerca de uma beata, um santo a ser canonizado, ou um relato histórico sobre sua cidade, Jose Luis Lira passa-nos em suas biografias a importância que cada ser humano tem perante a sociedade, e as características aprendidas por seus pais sobre humildade e respeito ao próximo, são bem expostas em sua obra literária, biográfica e poética.
Leonardo Prudencio, ipuense, é aluno da disciplina Literatura Cearense, Letras da UVA

Um comentário:

léo prudencio disse...

O Lira alem de um otimo escritor, tambem é um grande incentivador literario, sempre prestativo e pronto para ouvir sugestões. Eu sempre recomendo aos meus amigos que leiam os livros dele!