sábado, 1 de outubro de 2011

Que tal Fortaleza ganhar um grande álbum de família?

Acervos fotográficos de famílias fortalezenses irão ilustrar livro sobre a história da Cidade entre os anos 1950 e 2010

A família Lonngren Sampaio foi uma das primeiras a mandar suas fotos (ACERVO PESSOAL)

A editora Terra da Luz recebe até o próximo dia 10 fotografias de acervos pessoais para ilustrar o livro Viva Fortaleza – 1950-2010, que contará 60 anos de história da capital cearense a partir de instantâneos cotidianos do passado. Quem contribuir com a cessão das imagens irá receber como contrapartida todos os originais digitalizados (caso ainda não estejam) e um exemplar do livro, a ser lançado no dia 24 de novembro, no Dragão do Mar.

Fotógrafos profissionais, aos pares com textos de escritores, jornalistas e intelectuais cearenses, também assinam no livro ensaios sobre a Cidade, que terá passado e presente ladeado em suas páginas. Entre os escritores, Fausto Nilo, Lira Neto, Demitri Túlio, Izabel Gurgel, Oswald Barroso e Regis Lopes. Os textos serão acompanhados com fotos de Maurício Albano, Lia de Paula, Alex Costa, Gentil Barreira, Fábio Lima, entre outros.

“Em 2006, fizemos um trabalho sobre a história de Fortaleza de 1890 a 1950 (A Fortaleza). Esse novo projeto vem complementar essa trajetória da Cidade. No primeiro, nós fizemos um levantamento do acervo do Nirez e alguns contatos com acervos familiares, mas como muitas pessoas ficaram falando que tinham fotos, na casa da avô, da mãe, resolvemos fazer essa chamada para a população colaborar”, explica a editora Patrícia Veloso.

Na ocasião de publicação do livro, também será aberta uma exposição com originais, reproduções e projeções das fotografias pessoais cedidas, além das imagens feitas pelos fotógrafos convidados. Objetos de época também farão parte da exposição, que ficará em cartaz até fevereiro.

“Nessa exposição, vamos ter por exemplo imagens aéreas de Fortaleza nos anos 70 sobrepostas com vistas atuais. É uma mudança profunda.”, adianta Patrícia. “Tem foto também das pessoas no Náutico, no Passeio Público, na Beira Mar ainda na década de 1950 e 1960, tem umas fotos aéreas do Romcy, um seleção interessante de uma família visitando os arredores do Palácio do Plácido, onde hoje é a Ceart”.

Aos interessados em contribuir, fotografias originais e cartões-postais enviados, selecionados ou não, serão posteriormente devolvidos. Fotografias impressas podem ser entregues no escritório da editora e as imagens digitalizadas encaminhadas para o e-mail terradaluzeditorial@gmail.com. No ato da entrega, o participante assina um termo para oficializar o uso das imagens. Para informações sobre o envio das fotografias, consulte o endereço www.terradaluzeditorial.com.br/vivafortaleza.

SERVIÇO

VIVA FORTALEZA
1950-2010

O quê: Livro que será ilustrado com fotos enviadas pela população
Quando: Até o dia 10 de outubro.
Onde: Editora Terra da Luz (rua Afonso Celso, 577 - Aldeota)
Outras informações: 3261 0525 e 8878 7021 ou
www.terradaluzeditorial.com.br/vivafortaleza

Saiba mais

O blog fortalezas.tumblr.com, mantido por Salomão Santana, reúne registros os mais diversos do passado da Cidade, com destaque para as fotos de acervos pessoais. De vídeos do João Inácio Jr. Show a uma fotografia das vendedoras da Mesbla em 1986, está tudo lá.

Pedro Rocha
pedrorocha@opovo.com.br

Fonte: O Povo 

Do Blog: Projeto parecido com o Acaraú pra recordar  de Totó Rios

Nenhum comentário: