segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SOS Academia


As entidades culturais, à semelhança daquelas de ajuda aos necessitados, sempre se deparam com enormes dificuldades de ordem financeira. Entre estas as academias de letras e de artes, na grande maioria sobrevivendo por força do idealismo, da persistência e da obstinação dos seus integrantes. A Academia Cearense de Letras (ACL), não é diferente. Passa agora por momento de grande dificuldade financeira, até mesmo para atender a despesas inadiáveis, como o pagamento da folha dos funcionários e telefones, além de carecer de reforma na sede, o antigo Palácio da Luz, incluindo auditório, serviço de som e mobiliário.

O atual presidente, poeta Pedro Henrique Saraiva Leão, também discípulo de Hipócrates, tem se desvelado para conseguir tirar leite de pedra, numa perfeita sintonia e sinonímia não apenas no significado dos nomes Pedro e pedra. Tem contado inclusive com a boa vontade dos consócios, quando estes, atendendo a um apelo da presidência, antecipam o valor das mensalidades e até da anualidade. Mas os valores arrecadados, embora mereçam alvíssaras, não atendem ao rol das necessidades da veneranda arcádia, a mais antiga do País, fundada antes da própria Academia Brasileira de Letras (ABL). É chegada a hora de os órgãos da Cultura - Secretaria e Ministério - e organizações de natureza privada, voltarem as vistas para a Academia Cearense de Letras, propiciando-lhe as condições financeiras indispensáveis à manutenção da Casa onde pontificaram e pontificam tão ilustres representantes da Cultura, de ontem e hoje.

O mecenato está convidado também a dar o seu contributo, favorecendo o aporte de recursos à implementação de projetos capazes de emprestarem nova fisionomia ao tradicional sodalício. Afinal, a Cultura é um bem imaterial, e um povo se mede pelo apreço dedicado às Letras e às Artes. A veterana Academia Cearense de Letras está de portas abertas para receber a dadivosa colaboração, como forma de elevar ainda mais o nome da secular arcádia no concerto da cultura nacional.

Eduardo Fontes - jornalista

Nenhum comentário: