sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Livro homenageia Ralph Della Cava

Organizado por Gilmar de Carvalho, "Onze vezes Joaseiro" presta tributo ao historiador norte-americano

O Padre Cícero, talhado por artistas de Juazeiro do Norte
EDUARDO QUEIROZ

Ainda que a biografia escrita pelo jornalista cearense Lira Neto tenha chegado a um maior número de leitores, o estudo do historiador norte-americano Ralph Della Cava segue como obra fundamental para compreender o Padre Cícero - tanto o personagem histórico, quanto o mito dele indissociável.

Editado pela Paz & Terra (e atualmente fora de catálogo), "Milagre em Joaseiro" tornou-se uma obra incontornável para aqueles que se dedicam aos estudos do Padre Cícero e das manifestações culturais do solo sagrado do Cariri. A força desta obra, lançada originalmente em 1977, é o motor do livro "Onze vezes Joaseiro", tributo a Della Cava, organizado pelo pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho, autor prolífico de estudos sobre as relações entre a comunicação e a cultura no contexto das tradições populares.

A obra será lançada amanhã, às 19 horas, no Campus da Universidade Federal do Ceará, em Juazeiro do Norte, no Cariri. Na ocasião, Della Cava receberá o título de Professor Honoris Causa da UFC.

O livro organizado por Carvalho reúne nove ensaios sobre manifestações culturais do Cariri, além de um ensaio fotográfico de Francisco Sousa (fotógrafo que tem palmilhado o Estado registrando suas manifestações tradicionais) e um cordel do poeta e gravador Abraão Batista.

Na obra, Gilmar de Carvalho volta ao Padre Cícero, tema de seu "Madeira Matriz", para falar de sua permanência no cordel e na xilogravura. Enquanto outros estudiosos transitam pelos signos contemporâneos da cultura de Juazeiro, das paredes votivas do Horto ao ziguezague dos mototáxis.Leia mais no caderno Regional

DELLANO RIOS 
EDITOR

Nenhum comentário: