sábado, 9 de julho de 2011

Revista Corsário-Navegar é preciso

O poeta Augusto de Campos, expoente da vanguarda concreta no Brasil, comparece na revista Corsário, em entrevista inédita e na tradução estática de um vídeo-poema
EDUARDO SIMÕES/PERSPECTIVA
Selo independente Corsário lança revista literária e projeto Rota das Especiarias, para a comercialização de obras de escritores cearenses

Há muito as editoras converteram-se em empresas, adotando um modelo econômico em que a qualidade literária e a ousadia de revelar novos autores não é valorizada. O catalão Enrique Vila-Matas escreveu, na forma de um romance-ensaio, um longo lamento pela extinção deste tipo engajado e apaixonado de editor.

Sem querer ressuscitar os motos, um selo editorial local tem reinventado esta postura. Com poucos anos de atividade, a Corsário partiu das águas da internet (onde surgiu, como site e revista virtual) para ganhar a forma de livros. Já foram lançados 10 - em projetos gráficos particulares e nada preguiçosos, que evocam o conteúdo das obras (em prosa e poesia).

À frente da Corsário está o casal de escritores Mardônio França e Katiusha de Moraes, dupla inquieta que se divide entre a criação literária, a reflexões sobre suas novas formas e os canais a serem abertos e o incentivo a autores cearenses ainda não consagrados.

As duas novas ações deste empreendimento, carregado de uma ideologia pró-literatura de invenção, são o lançamento de uma revista literária, em que cabem ficções, poemas, fotografias e ensaios, e a criação de um projeto de circulação e comercialização das obras de autores independentes.

Campo aberto

O primeiro número de Corsário (76 páginas, R$ 10), a revista, será lançado hoje, às 18 horas, no projeto Navegações Transversais, do Centro Cultural Banco do Nordeste. O tema que dá coesão ao material publicado é "Literatura e seus extensões". No lançamento, Katiusha de Moraes palestra sobre o diálogo entre a literatura contemporânea e os diversos suportes midiáticos. Fala, sem dúvida, próxima de seu artigo presente na revista - "Jingle bells, jingle bells... acabou o papel", em que autora reflete sobre o tão alardeado fim do livro convencional, como objeto de papel.

Com três números programados, a revista estreia com colaborações de Augusto de Campos, expoente da Poesia Concreta, que comparece em uma entrevista inédita; do editor baiano Edson Cruz, do referencial portal literário Cronópios (www.cronopios.com.br); do pesquisador de cinema Henrique Dídimo (escrevendo sobre vídeo-poesia); dos escritores Pedro Salgueiro, Léo Mackellene Poeta de Meia-Tigela, dentro outros. A revista foi contemplado na categoria Edigar Alencar (revista literária/cultural), do editral do Prêmio Literário para Autores Cearenses, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Os textos de Corsário também podem ser lidos gratuitamente na internet, no site da editora (www.corsario.art.br).

Enquanto faz os acertos finais nas próximas duas edições da Corsário, Mardônio e Katiusha preparam o projeto Rota das Especiarias - Temperos Literários. Inspirado nas antigas feiras medievais, eles pretendem transformar escritores em mercadores de sua própria arte. O projeto prevê oficinas e a organização de três feiras, em Messejana, no Benfica e na Cidade 2000. Informações e inscrições pelo site www.rotadasespeciarias.art.br

MAIS INFORMAÇÕES:
Lançamento da revista literária Corsário. Às 18 horas, no
Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro). Contato: (85) 3464.3108

Nenhum comentário: