quarta-feira, 6 de julho de 2011

Palácio está aberto a visitas

Palácio receberá quatro visitas guiadas por dia (IURY ALEXSANDER/ESPECIAL PARA O POVO)

O ambiente exala poder, história e cultura. Inaugurado em 1970, o Palácio da Abolição não esconde a pompa de ser a sede do Poder Executivo do Estado. A partir de hoje, cearenses e turistas podem realizar visitas guiadas pelo local. Serão quatro passeios diários, dois na manhã - 8h30min e 10h30min - e duas a tarde - 14 e 16 horas. É necessário realizar agendamento.

A visita começa pelo mausoléu do ex-presidente Humberto Castelo Branco. A estrutura tem 38 metros de comprimento, sendo que 30 metros são suspensos. Os visitantes andam por um longo corredor, onde estão expostos quadros com transcrições de cartas do marechal durante viagens, batalhas, no período de namoro e quando estava no governo. O mausoléu foi inaugurado em 1972, cinco anos após a morte do presidente.

Na entrada do Palácio, uma grande porta de peroba, ornamentada pelo artista Hugo Gonzalez, dá as boas vindas. No foyeur, há uma pequena galeria com telas de artistas cearenses. Durante a visita, não é possível ter acesso ao gabinete do governador Cid Gomes. O projeto do palácio foi feito pelo arquiteto modernista Sérgio Bernardes.

Já o jardim e bosque foi planejado pelo paisagista Fernanco Chacel, que trabalhou com Burle Marx. Um rio artificial foi criado, para servir como barreira natural, pois o palácio não tem muros. Cinco esculturas de Zenon Barreto podem ser vistas no bosque.

O fim do percurso inclui visita a galeria Abolição. A exposição “Panorâmica”, primeira a ocupar o espaço sintetiza a produção das artes plásticas visuais do Ceará. São 46 obras, de artistas como Vicente Leite, Xico da Silva, Raimundo Cela e Antônio Bandeira.

O Palácio deixou de ser a sede do Governo em 1986. O retorno aconteceu em março deste ano, após restauração. O agendamento se dá pelo telefone 3466 4981 ou site www.ceara.gov.br.  

(Geimison Maia, especial para O POVO)

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: