quinta-feira, 7 de julho de 2011

Patativa do Assaré, 9 anos de saudade!


“Use as palavras para melhorar o mundo em que vivemos”.
Como Patativa soube usar!

Dia 8 de julho de 2002 consolidou-se a triste partida não para os viajantes, não para os retirantes, mas desta vez para os amantes da poesia.

Como seguidora de sua obra, presto esta singela homenagem para manter viva sua memória, pois só quem lhe admira entende sua a importância para a poesia brasileira, onde para nós nordestinos, nós cearenses, nós sertanejos, temos maior orgulho em reconhecê-lo como nosso embaixador do sertão.

Busquei encontro com Patativa, à personalidade maior da poesia sertaneja, porque sua poesia esta arte suprema é, sobretudo a alegria das almas simples que tem um sabor todo voltado para a natureza, para seu torrão natal, onde sua poesia brotou do chão esturricado este cenário esquecido por todos, mas por ele tão valorizado.

Quero louvar este poeta, este filho do sertão, que só fez o bem, que só desejou o bem a seus irmãos, especialmente para os menos favorecidos amenizando assim o seu o viver. Feliz de quem usa a poesia para prestar o bem à humanidade e Patativa com sua mente tranquila, serena e repleta de beleza soube declarar seu amor ao sertão.

Patativa, seu universo (o sertão) está protegido pelos seus seguidores, seus admiradores, sua energia jamais morrerá ela encontra-se encantada através de seus versos, nas paginas de seus livros cujo conteúdo tem o cheiro das florestas do sertão em todas as estações, sejam no inverno ou no verão.

“A Festa da natureza - Chegando o tempo do inverno, /Tudo é amoroso e eterno, /Sentindo o Pai Eterno/Sua bondade sem fim. /O nosso sertão amado,/Estrumicado e pelado, /Fica logo transformado /No mais bonito Jardim”.

Eterna saudade Patativa!


Margarida Maria Silva Feitoza
msfeitoza@ig.com.br / Secretária escolar

Nenhum comentário: