sábado, 7 de maio de 2011

Quadrinhos - Curto e grosso

O personagem de quadrinhos Ariosto, do artista João Belo Jr. ganha sua primeira antologia. Tirinhas e cartuns retratam as desventuras de um machão inveterado

O personagem ariosto, perdido em um de seus delírios de conquistador inveterado, no traço de seu criador, João Belo Jr.
O tal "macho jurubeba", de que tanto fala o jornalista e escritor cearense Xico Sá, tem lá seu pé na modernidade. Claro, ele não vai querer confessar, mas podemos dizer que se trata de um rapaz multimídia. É o que prova "Ariosto - A Evolução Natural do Conquistador", álbum de tirinhas, cartuns e charges do artista de HQs cearense João Belo Jr.

O álbum reúne as aventuras do personagem Ariosto, como já foi dito, um macho jurubeba, metido a conquistador e, como todo canastrão, um potencial fracassado em suas (muitas) tentativas de conquistar donzelas e as não tão donzelas assim. Contemplado na categoria Luiz Sá (voltada para obras em quadrinhos), no I Prêmio Literário para Autor(a) Cearense, "Ariosto" será lançado hoje, às 16h, na Livraria Cultura.

Artimanhas da conquista
Ariosto não chega a ser um metrossexual, mas capricha no visual. Um tanto antiquado, mas tem lá seu estilo. Óculos escuros, jeans e cabeleira longa e impecavelmente penteada, contudo, não o tornam tão atraente quanto ele espera. E é aí que o personagem tenta ser criativo, apresentando um vasto repertório de cantadas, quase todas canastríssimas e, para o deleite do leitor, garantias de fracasso.

O interessante de "Ariosto" é que o álbum não se sustenta apenas no talento de João Belo Jr. para o formato tira - um formato difícil, aliás, já que exige capacidade de síntese e precisão para se fazer entender e provocar o riso do leitor. Além das tiras, que são maioria no volume, há cartuns e charges, um instantâneo em que tudo se resolve num único quadro; e uma introdução que evoca uma linhagem de conquistadores, que abriga alguns modelos mais bem sucedidos que o incansável Arioso, caso do fictício Don Juan e o histórico Casanova.

Café com quadrinhos
Outro projeto de João Belo Jr. que merece atenção é o site The Comics Cafe (www.thecomicscafe.com). A página é administrada e alimentada por João e outros dois quadrinhistas, seu irmão Júlio Belo e Falex Vidal (famoso na cena local de HQs por seu projeto multimídia "O Rato do Prédio", quando a intercessão dos quadrinhos com a internet ainda engatinhava mundo afora).

No Comics Café, o leitor encontra quadrinhos (claro), pin-ups (ilustrações isoladas de personagens conhecidos e experimentações dos três artistas), além de imagens dos bastidores das criações do trio, notícias relacionadas a HQs (sobretudo do Ceará) e uma loja virtual para venda de produtos do grupo. Por enquanto, dá para adquirir o tal álbum de estreia de "Ariosto" e o primeiro número da revista do personagem Rato do Prédio (R$ 5). A qualidade do acabamento gráfico de ambos os produtos é mais um diferencial que deve agradar os leitores.

TIRAS 
Ariosto João Belo Jr.Expressão gráfica, 2011, 60 páginas, r$ 25Lançamento às 16 horas, na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010). Contato: (85) 4008.0800 e www.thecomicscafe.com

DELLANO RIOS
EDITOR

Fonte: Diário do Nordeste

Um comentário:

João disse...

Meu caro,

Muitíssimo obrigado pela divulgação. Grande abraço. JOão Belo Jr.
www.thecomicscafe.com