quinta-feira, 7 de abril de 2011

Turismo e cultura em feira

O Município de Barbalha é o único no CE beneficiado em projeto do Pnud e poderá sediar feira de projetos sociais

Centro histórico de Barbalha é um dos fortes atrativos do turismo, setor que poderá ser destaque na feira
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Barbalha Uma feira envolvendo o potencial turístico, a cultura e o conhecimento poderá acontecer até o segundo semestre neste Município, escolhido em 2009 pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (Pnud). Além de Barbalha, fazem parte desse programa, no Brasil, as cidades de Jaguarão (RS), Marliéria (MG) e Abaetetuba (PA), incluídas no Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local. A ideia é criar uma feira que reúna os projetos exitosos de outros Estados e até de outros países para servirem de exemplo e serem adequados à realidade local.

Desde que foi iniciado, várias etapas do trabalho já foram desenvolvidas, desde a fase de diagnóstico, avaliações de capacidades nos setores privado, público e não governamental, os projetos em desenvolvimento na cidade em todos os setores e, ainda, avaliações nas próprias comunidades. O compartilhamento das informações técnicas e a visão das comunidades, com prioridades de desenvolvimento, fizeram com que fossem apresentados os potenciais a serem desenvolvidos.

Segundo o coordenador local do PNUD, em Barbalha, Antônio de Luna, desde o lançamento do projeto várias ações já foram desenvolvidas. O projeto tem um apoio financeiro de R$ 1,8 milhão, para todos os Municípios. Do Ceará, apenas a cidade de Barbalha foi escolhida e está inserida nas cidades-polo de desenvolvimento. Mas ainda não há uma definição de quanto cada cidade irá ter de aporte para as atividades locais.

"Na verdade, ainda não foi definido o foco principal a ser explorado na feira, mas o nosso potencial mesmo está voltado para o turismo e a cultura", diz Luna ao enfatizar os eixos que também foram apontados pela população. E um dos principais problemas em relação a esse potencial é a ausência de publicidade e esse ponto também foi compartilhado.

Novos espaços
Ele afirma que a feira será de alto nível, e envolverá os outros Municípios escolhidos pelo Pnud. Um dos objetivos é mostrar a cidade de Barbalha como foco de investimento, promovendo a abertura de novos espaços. "É uma oportunidade de mostrarmos a cultura local, com os grupos de tradição popular e também o turismo, com a arquitetura antiga da cidade", diz ele.

O Município de Barbalha está inserido no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas do País. Esse fator foi incluído como um ponto de relevância a ser desenvolvido. A proposta de trabalho é proporcionar condições para que as comunidades possam se desenvolver.

Segundo a representante do Pnud e coordenadora do programa, Ieva Larazeviciute, que esteve na Secretaria das Cidades no início de abril, ainda não está definido quanto será aplicado em cada cidade.

Atração turística
Além de gestores públicos e estudantes, a feira também poderá atrair turistas e investidores do Ceará e de Estados vizinhos. A programação da feira e o perfil do evento serão discutidos por um grupo de trabalho formado pela Secretaria das Cidades. Segundo Liliana Oliveira, técnica da Secretaria, Barbalha já é beneficiada por um projeto voltado para o turismo e o desenvolvimento humano. O Pnud atua no Brasil em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Oportunidade
Todos os levantamentos realizados na cidade, desde 2009, de acordo com Antônio Luna, estão sendo importantes até para a atualização do Plano Diretor da cidade. Cerca de 60% está pronto. Barbalha terá o projeto piloto de realização da feira, que também envolverá as universidades, e Luna afirma que esta poderá ser uma grande oportunidade de novos investimentos favorecerem a cidade de Barbalha.

FIQUE POR DENTROAtividades
O projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local, do PNUD, que contempla, no Brasil, as cidades de Abaetetuba (PA), Jaguarão (RS) Marliéria (MG) e Barbalha (CE), começou a ser desenvolvido em 2009. Contempla mobilização, diagnóstico de capacidades e necessidades, planejamento e implementação de ações. O dinheiro será usado para capacitar funcionários das prefeituras, do setor privado e do terceiro setor a elaborar e por em prática políticas e projetos inclusivos e sustentáveis na cidade.


MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura
Rua Princesa Isabel, 42 - Centro, Município de Barbalha (CE)
Telefone: (88) 2101.1919

Elizângela Santos

Fonte: Diário do Nordeste
 Repórter

Nenhum comentário: