segunda-feira, 28 de março de 2011

Trampolim itinerante chega a Fortaleza

Projeto começou em Vitória, no Espírito Santo, e traz, nesta semana, para a Capital artistas de Pernambuco e de países como Suécia e Argentina. Nas duas apresentações diárias, oportunidades de diálogo com o público

Artista argentina Verónica Meloni apresentará a performance "Mimesis"
Dar maior visibilidade à arte da performance entre o público e promover o intercâmbio e a troca de experiências entre artistas nacionais e estrangeiros. Com esses objetivos principais, começa, hoje, em Fortaleza, o Trampolim_itinerante, projeto que reúne, na capital cearense, seis artistas e um coletivo para uma série de atividades. A programação, que inclui workshops, apresentações e debate, vai até 31 deste mês.

O Trampolim surgiu, na verdade, em Vitória (ES), a partir do desejo do artista Marcus Vinicius de facilitar e impulsionar a produção e a projeção da arte da performance na cidade. "Morei fora do Brasil por algum tempo e, quando voltei, senti necessidade de reverberar tudo o que tinha visto, minha vivência com artistas em outras partes do mundo. Então tive a ideia para o Trampolim, no ano passado. Convidei uma amiga, a artista Rubiane Maia, para coordenar o projeto", recorda Vinicius, também coordenador e curador da iniciativa.

Assim, em seis edições, realizadas de outubro de 2010 a marco de 2011, o Trampolim reuniu mais de 50 artistas em um grande encontro com a prática da arte da performance e o diálogo entre artistas e público. Durante três dias, mensalmente, oito desses artistas reuniram-se em diversos equipamentos culturais de Vitória para realizar workshops, bate-papos, mostras de vídeo e performances.

Segundo os organizadores, a ideia é que o projeto funcione como plataforma e espaço de encontro de artistas do Brasil e do exterior, no sentido de compartilharem e discutirem acerca da bagagem que cada um carrega. Da primeira edição do Trampolim participaram, por exemplo convidados da Finlândia, Suécia, Espanha, Itália, Alemanha, EUA, Chile, Argentina e outros países, além de brasileiros de Vitória, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outros estados. "Chamamos tanto artistas emergentes quanto os de produção consolidada. Assim, reunimos na mesma plataforma olhares e formações distintas", ressalta Vinicius.

Segundo Vinícius, alguns dos artistas convidados nunca tinham vindo à América Latina. "Pensamos, então, que deveríamos fazer com que eles conhecessem mais a produção do Brasil, estabelecer diálogo com artistas locais. Assim surgiu o Trampolim_itinerante, realizado a partir de articuladores de cada cidade, que recebem esses artistas", explica o curador.

Itinerante
A primeira edição do projeto em versão itinerante aconteceu em Belo Horizonte (MG), em outubro de 2010. No mês seguinte, o Trampolim chegou a Bogotá (Colômbia), levando artistas do Brasil. Em fevereiro deste ano, foi a vez do Rio de Janeiro. "Quase sempre os articuladores são artistas amigos, que já conhecem nosso trabalho. Outras vezes, nós mesmos entramos em contato. O principal objetivo é gerar uma oportunidade das pessoas conhecer mais sobre a performance, e gerar uma troca entre quem está vindo e quem faz parte da cena local. Esse intercâmbio também inclui o público, por meio das conversas abertas na programação", destaca Vinicius.

De acordo com o curador, para a parte fortalezense, o evento terá a mesma dinâmica, com duas performances por dia. Aqui, o responsável pela vinda do Trampolim_itinerante é o artista Júnior Pimenta, que entrou em contato com Vinicius com a proposta.

"Já tinha interesse em realizar um encontro de arte de performance em Fortaleza. Propus ao Marcus e ao Centro Cultural Banco do Nordeste e o projeto foi aceito. Também tivemos o apoio da revista Reticências", esclarece Pimenta. Para a edição na capital cearense foram convidados os artistas Johannes Blomqvist (Suécia), Veronica Meloni (Argentina) e Aslan Cabral (Recife), além da própria Rubiane, do Vinicius e do Júnior Pimenta. Completa a lista o coletivo Curto Circuito (Fortaleza).

"No Trampolim, a curadoria é minha e da Rubiane. Mas nas edições itinerantes ela é feita em parceria com o articulador local. Em Fortaleza, além das performances e da conversa com os artistas, vai acontecer uma apresentação em vídeo e fotos do Trampolim em Vitória. Também já temos convite para levar o projeto a Belém (PA), provavelmente em julho", adianta Vinicius.

Para Pimenta, o aspecto mais interessante da performance é seu caráter interdisciplinar. "Alguns artistas são da área de dança, outros do teatro, das artes visuais. É uma linguagem que consegue reunir pessoas de vários campos. Isso é legal porque vai gerando conexões, algo bem próximo da produção contemporânea", observa.

Programação

Hoje - Manhã

Performances

Coletivo Curto Circuito (Fortaleza-CE), no Centro, a partir da Praça Coração de Jesus
Júnior Pimenta (Fortaleza-CE), no Benfica, em algumas ruas do bairro

Amanhã, das 17h às 20h
Performances

Aslan Cabral (Recife- PE), no hall do CCBNB
Rubiane Maia (Vitória-ES), no auditório do CCBNB
Verónica Meloni (Argentina), no auditório do CCBNB

30/03 - de 18 h às 20h
Performances

Marcus Vinicius (Vitória-ES), no teatro do CCBNB
Johannes Blomqvist (Suécia), no teatro do CCBNB

31/03 - das 15h às 17h
Bate-papo, no auditório do CCBNB

Conversa entre os artistas participantes do Trampolim_itinerante Fortaleza, refletindo sobre seus trabalhos, e fala de Marcus Vinicius e Rubiane Maia, sobre o projeto Trampolim

MAIS INFORMAÇÕES
Trampolim_itinerante - De hoje até31 de março, em ruas do Centro e do Benfica e no teatro do CCBNB. Entrada gratuita.
Contato: (85) 3464.3108

ADRIANA MARTINS 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: