quarta-feira, 30 de março de 2011

O lançar vivo de um amor incondicional ao berço - Acaraú


Reluz...
De vermelho, amarelo...
Reluz de vivas cores que anunciam a glória dos teus dias:
De auréola. De celebração.
De júbilo. De colosso.
Mais brilha,    
Brilha tanto que esmerila os olhos cansados do teu povo
Que se alimenta da bruta harmonia que tua beleza causa.
Tua beleza nutre graciosa  os nossos sentidos.
És entorpecente, terra amena, solo afável.
Espirituosa e virtuosa,
És a fartura das crias que de teu ventre semeou...
De ti surge amantes pra teu corpo ser maior.
O maior amor... O materno amor.
Os meus olhos abrem-se, pouco dementes...
Estão tontos...
Mareados de frescor.
E a cada instante do achado penhor, o bravio, o esplendor
Firmo saudavelmente meus pés no solo que me gerou.
São passos largos de anos coloridos...
São anos raros, de uma vida pra durar...
É uma vida de passadas pelas páginas dessa história...
Pelas lágrimas recordantes  do meu olhar.
Passos largos, firmes passos:
Nessas bravas ruas que cruzo desde os meus primeiros...
Piso no chão histórico que me dá ardência, só de pensar...
Só de pisar...
(Sai-te pesar...)
Assim que meus pés ao teu chão pisam
Sobe por minha corrente sanguínea uma ardência indescritível...
De ardência... Para cadência de estrela impar que és.
Lugar pra se pensar...
Alvo de inspiração.
Madrugo feito vigilante guardando tuas vilas e alamedas,
Deixo nascer em mim o ar puro e o teu rio corrente.
E nas ondas raras que das tuas praias surgem...
Faz balançar vidas de pescadores, de paixões.   
Os ventos que balançam as palhas dos coqueiros,
Balançam minha estrutura,
Vêem  balançar os cabelos das donas à esperar os seus  homens à beira do rio.
Deixam-me afortunada por
A ti pertencer...
A ti ser devota inigualável...
Ser assoberbada diante teu imenso esplendor...
...

É,
Quanto bem! Quão é bom!
Quanta idoneidade para um lugar só!(Espetáculo)
Decorro diante desses pequenos traços de palavras hílares,
O orgulho aparato de uma cria tua que,
A ti  devota todos os mais diversos adjetivos qualitativos...
E a ti terra amada,
Aguça sempre tua face,
Mesmo que em outros pontos...

Acaraú,
Anuncio-te  feito maravilha e indico-te
Como encanto maior.
Maior amor... Materno amor.

Lorena Cristina de Souza Silveira
Confira poesias e textos no Recanto das Letras: aqui

Um comentário:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Parabéns à Lorena Cristina, por cantar a sua terra amada de forma tão ardorosa, com imensurável intensidade....e por ser a poeta que é....que venham mais poesias!
Afetuoso abraço, jovem!
Lucia