terça-feira, 29 de março de 2011

Baú da Leitura faz a entrega de 300 livros

Projeto busca incentivar a formação de acervos e estimular o hábito da leitura entre crianças e adolescentes

A entrega dos livros é acompanhada por momento de contação de histórias feito pelo Grupo Aracê
FOTO: KELLY GOMES
Juazeiro do Norte O projeto Baú de Leitura finaliza hoje a entrega de 300 livros para quatro instituições deste Município. Ontem, receberam o projeto o Orfanato Jesus Maria José e a Creche Poço de Jacó. Já a programação de hoje inclui a Associação Educativa e Cultural Asa Branca e do Centro de Referência da Assistência Social. A iniciativa é patrocinada pela Coelce, por meio da Lei Rouanet, e realizada pelo Núcleo de Produções Culturais (Nuproc).

No ato da entrega, acontece também uma contação de histórias pelo Grupo Aracê em que o mote é o incentivo à leitura junto a crianças e adolescentes. Já foram beneficiadas, em Fortaleza, a Legião da Boa Vontade (LBV), a Associação Comunitária Cônego de Castro, as escolas Rainha da Paz e o CAIC Raimundo Carvalho. Em Sobral, a Escola Leonília Gomes e a Biblioteca Pública Lustosa da Costa também receberam o Projeto Baú de Leitura.

No total, 50 instituições sociais e escolas públicas de Ensino Fundamental receberão os livros infantis e infanto-juvenis em Fortaleza e no interior do Ceará, incluindo Municípios como Barro, Nova Olinda, Beberibe, Horizonte, Maranguape e Guaramiranga. O objetivo é reforçar ou iniciar o acervo de bibliotecas nesses locais, incentivando o hábito da leitura na infância e na adolescência.

Leitores conscientes

"Ao atingir crianças e adolescentes em diferentes fases de seu desenvolvimento, o Baú da Leitura é um meio de estimular em nosso público não só o hábito da leitura, mas ajudar numa visão mais ampla do mundo e de si mesmos, formando uma sociedade consciente de seus direitos e deveres", afirma o responsável pela Área de Responsabilidade Social, Corporativa e de Meio Ambiente da Coelce, Sérgio Araújo.

"Num cenário no qual as informações chegam cada vez mais pela internet e pela televisão, apenas uma pequena parcela da sociedade brasileira contemporânea tem buscado conhecimento e entretenimento nos livros. Um dos motivos é a falta de hábito da leitura desde a infância", enfatiza a coordenadora do Nuproc, Dora Freitas.

Cada livro é uma passagem com destino à fantasia, a um mundo de possibilidades que despertam no leitor a capacidade constante de se reinventar por meio de dramas, aventuras, romances. Personagens e situações permitem que a criança e o jovem possam projetar suas próprias vivências nos livros, formando no futuro adultos mais sensíveis e humanos.

Entre os títulos selecionados para compor o projeto, 100 livros se destinam ao público conhecido como "leitor iniciante" - que compreende a fase de aprendizagem da leitura; 100 são voltados para o "leitor fluente" - que abrange a fase da independência na leitura, pois já adquiriu as habilidades básicas necessárias; e os 100 últimos são direcionados ao "leitor crítico" - que é aquele que está na fase da confirmação da consciência crítica e da leitura independente, com capacidade de reflexão em maior profundidade.

MAIS INFORMAÇÕES

Assessoria de imprensa do projeto: (85) 9993.4920

Gerência de Comunicação da Coelce: (85) 3453.4883 / 3453.4045

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: