segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dr. Germano Muniz-Médico


Dr. Germano Mahlmann Muniz

Nascido: 13 de Novembro de 1937
Falecido: 26 de Maio de 1984

Chegou a Acaraú acompanhado de sua esposa Maria Abgail Cavalcanti Muniz em fevereiro do ano de 1965 e com eles vieram três filhos: Germaninho, Henrique e Carlos Eugênio. Durante os quatro anos que passaram, nasceu mais um filho o qual deu o nome de Paulo Marcelo, que era um dos orgulhos do Dr. Germano, ter um filho Acarauense.

Quando Dr. Germano chegou a Acaraú, ele encontrou a maternidade em estado de abandono e de muita precariedade. O índice de mortalidade de mulheres que morriam de parto era muito alto. Sua primeira preocupação foi providenciar o conserto de um aparelho de esterilização (autoclave) que estava quebrado.

Naquela época alguém lhe indicou o Sr. Edmundo que era uma pessoa de muita confiança para consertar o aparelho. Quando o aparelho começou a funcionar, Dr. Germano conseguiu reabrir a maternidade que voltou a funcionar normalmente para alegria dele e dos acarauenses. Mostrando assim o Dr. Germano, o quanto ele era útil para esse povo.

Quando o Governador Virgílio Távora veio inaugurar a energia de Paulo Afonso para o Acaraú, ele fez uma visita à maternidade Dr. Moura Ferreira, e ao ver as estatísticas preparadas pelo Dr. Germano, ficou deslumbrado e fez vários elogios ao seu trabalho.

Em 1969, o Dr. Germano voltou para Fortaleza, mas nunca deixou de atender em seu consultório as pessoas mais humildes do Acaraú, pois todos quanto o procuravam ele atendia com muito amor e dedicação.

ALGUNS DEPOIMENTOS:

No ano de 1964 nós acarauenses tivemos a honra de receber Dr. Germano em nossa cidade. Foi um médico muito eficiente, hospitaleiro e caridoso, eu falo assim, por que eu mesmo tive o prazer de recebê-lo em minha residência várias vezes e também vizinhos pertinho de mim. Ele era um médico muito humano e humilde que sempre ia ao domicílio dos seus pacientes, caminhando a pé. ( Maria Bernadete Carvalho)

Dr. Germano foi um grande médico aqui em Acaraú, prestou um grande trabalho para todos nós que tivemos o privilégio de conhecê-lo, era uma pessoa bastante humana, acolhia a todos com igualdade. Eu fui tratada por ele e minha família também, ele era muito simpático atencioso não se aborrecia com ninguém, era muito sábio, foi um dos melhores médicos que eu já vi aqui em nossa cidade. (Maria dos Prazeres Mota Carneiro)

2 comentários:

Paulo e Márcia disse...

Apenas hoje vi esta matéria, que me deixou feliz. Se meu pai tinha orgulho de ter filho acarauens, de minha parte, o filho, sigo planejando visitar a cidade e apresentá-la à esposa e filhos. Vai ser uma alegria. Abraços a todos, Paulo Marcelo Cavalcanti Muniz.

Acaraú pra recordar disse...

Paulo Marcelo, fico grato por sua referência a este humilde blog, e saber que é filho do Dr. Germano, seja bem vindo a Acaraú, terra onde seu pai realizou um grande trabalho na saúde do nosso povo.