segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dra. Márcia Rocha-Médica


Dra. Márcia Maria de Sousa Teixeira Rocha
Nasceu em Curitiba-PR em 8 de setembro de 1956, filha de Lauro Teixeira e Dorothea de Sousa Teixeira.

Dra. Márcia, como era conhecida por todos, fez curso primário no Paraná, tendo concluído o curso secundário em Manaus-AM, para onde toda a sua família migrou por motivos profissionais de seu pai, formou-se em medicina na Universidade do Amazonas em 1979.

Logo após a conclusão do curso de medicina casou-se com Gutemberg Francisco Felipe Rocha, também médico, contemporâneo da Faculdade, cearense de Acaraú, cidade adotada por eles como lar e local para constituir família.

Em Acaraú, doutora Márcia exerceu a medicina em toda a sua plenitude como um apostolado e um sacerdócio. Lecionou por algum tempo Ciências e Biologia no Colégio Virgem Poderosa. Teve três filhos: Isaac Lievin, Iara Lenina e Irina Laura.

Participou da história política do Acaraú disputando por duas vezes o cargo majoritário de prefeita municipal (1996 e 1998). Realizando em 1996, uma das campanhas políticas mais emocionantes já vividas pela população acarauense.

Doutora Márcia era uma mulher culta e estudiosa. Como médica e cidadã era admirada e respeitada.

Já com quase 20 anos de profissão, migrou para Fortaleza onde os filhos já moravam e estudavam, assumiu com louvor importante posição dentro do Hospital César Cals, especializou-se em Pediatria e Neonatologia especialidades estas onde pode aplicar toda sua vocação médica.

Trabalhadora disciplinada e incansável, passava dias dentro do Hospital empenhada em seu trabalho, mas nem por isso deixou a desejar em nada, nem como esposa, nem como mãe, nem como dona de casa e nem como mulher pública, por mais que ela mesma não admitisse, era.

Morreu no dia 10 de agosto de 2001, faltando poucos dias para completar 45 anos, vida curta como é de costume ser a dos anjos.

Doutora Márcia com certeza só deixou saudades e bons exemplos para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Nenhum comentário: